14/09/2011

Investimentos se aproximam de R$ 19 milhões em menos de três anos

Grande parte deste montante corresponde a recursos próprios da Prefeitura

Investimentos se aproximam de R$ 19 milhões em menos de três anos

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O volume de recursos financeiros investidos pela Prefeitura em obras de pavimentação (foto), no período entre janeiro de 2009 a agosto de 2011, se aproxima de R$ 18, 5 milhões. E grande parte deste montante – cerca de R$ 13 milhões – corresponde a verbas próprias do Município. As informações foram divulgadas hoje pelo secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada. Segundo o levantamento, em 2009 foram aplicados R$ 1.883.054,08 em pavimentação nos bairros da área central e nas comunidades mais distantes do Centro. Entre as obras principais no setor, realizadas neste primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (DEM), estiveram a pavimentação da Avenida B, no Loteamento Morada do Contorno (R$ 558.926,42); pavimentação da Rua Santa Catarina, no Bairro Cabral (R$ 278.956,01); pavimentação do acesso ao Parque Minas Gerais (R$ 140.875,78); melhorias em diversas vias do Centro e de Campos Elíseos para as modificações no sistema viária do Município (R$ 519.956,01); recapeamento asfáltico de um trecho da Rua Eduardo Cotrim, no Lavapés (R$ 144.628,33) e recapeamento asfáltico do acesso ao Parque de Exposições, na Morada da Colina (R$ 240.071,52). No ano seguinte (2010), o volume de investimentos nas obras de pavimentação apresentou um salto considerável, chegando a cerca de R$ 10 milhões. No ano passado, a Prefeitura pavimentou cinco ruas no Loteamento Mirante da Serra; recuperou o asfaltamento de duas ruas na entrada da Cidade Alegria (José Zolvino Coutinho e Sebastião Moreira Neto); realizou a nova pavimentação da Avenida Juscelino Kubitscheck (Itapuca); e recuperou o asfaltamento de quatro ruas no Paraíso (São Caetano, Álvaro Pego de Farias, São Geraldo e Nossa Senhora Aparecida). Todas estas obras alcançaram o valor de R$ 814.121,84. Ainda em 2010, o Programa de Melhorias nas Vias Públicas contemplou treze ruas do Campo Belo, na região da Fazenda da Barra (R$ 3.203.468,14); a Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade (R$ 3.130.816,24); a pavimentação da nova travessia entre o Loteamento Boa Vista e a Cidade Alegria (R$ 144.888,95) e a recuperação da pavimentação das praças Esperanto (Campos Elíseos) e Oliveira Botelho (Centro Histórico), além da construção do calçadão da Avenida Nova Resende, às margens do Rio Paraíba do Sul, e da recuperação asfáltica de uma das pistas desta avenida (R$ 1.327.438,23). Foi recuperada ainda uma área total de 27 mil metros quadrados de pavimentação em trechos de vários bairros, como Morada da Colina, Loteamento Mirante das Agulhas, Boa Vista I e II, Morada do Contorno, Vila Verde, Novo Surubi, Alto dos Passos, Vila Vicentina, Santo Amaro, Morada da Barra, Parque Embaixador, Jardim Brasília, Vila Julieta, Liberdade, Alegria Velha, Nova Liberdade, Jardim Jalisco, Comercial, Montese, Residencial Monet, Castelo Branco e Polo Industrial. Já no período de janeiro a agosto de 2011 foram investidos os seguintes valores: R$ 291.723,39 (pavimentação da Rua Projetada, no Surubi Velho); R$ 1.729.143,97 (recuperação asfáltica de ruas nos bairros Morada do Contorno, Itapuca e Vila Santa Isabel); e R$ 3.716.642,20 (recursos aplicados em recuperação de vias pavimentadas com blocos de concreto). - As obras de pavimentação realizadas pela administração do prefeito José Rechuan seguem dois critérios básicos. A Prefeitura executa toda a infra-estrutura necessária para que os serviços tenham durabilidade. E as obras acontecem em bairros que realmente precisam da melhoria, beneficiando o maior número possível de moradores – disse o secretário Rubens Almada.
Palavras chaves: OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO