18/12/2012

INVESTIMENTOS FEITOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO CRESCERAM DURANTE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO

Desenvolvimento de Resende foi apresentado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

INVESTIMENTOS FEITOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO  CRESCERAM DURANTE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO

Crédito: Márcio Fabian

O desenvolvimento de Resende apresentado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado recentemente, pode ser percebido através dos investimentos feitos, pelo Município, em duas áreas estratégicas: Saúde e Educação - setores que foram observados pela pesquisa. Ambos tiveram aumento numa comparação entre os dois últimos anos da gestão passada, e os dois primeiros da atual administração.

De acordo com dados fornecidos pela Controladoria Geral do Município, entre 2007 e 2008 foram investidos, em Educação, cerca de R$ 66,6 milhões. Já nos dois primeiros anos (2009 e 2010) da gestão do prefeito José Rechuan (PP) o valor subiu para aproximadamente R$ 88 milhões. Isto representa um avanço de 25% nos investimentos no setor, que resultaram no crescimento nos serviços oferecidos aos cerca de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para Rechuan, o bom desempenho na Educação, que fez Resende alcançar a nota 0,8302, no IFDM, pode ser observado nas salas de aula, no apoio a projetos e programas, como o Segundo Turno, implantado em 2009 e que oferece atividades esportivas e culturais aos estudantes da rede e no contraturno das aulas regulares. Outro grande investimento foi feito na capacitação dos professores e reforma e modernização das escolas. "Este trabalho, somado a outros, fez com que nosso IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) crescesse de forma considerável", comenta Rechuan.

O crescimento também foi apresentado na área da Saúde. Entre 2007 e 2008, foram investidos cerca de R$ 47 milhões. Neste período, o setor também recebeu atenção especial, tendo apresentado um crescimento de 33%, com, aproximadamente, R$ 69,8 milhões de investimentos, utilizados na criação de novos serviços e na otimização dos já existentes. Tal trabalho fez com que o Município atingisse a nota 0,9154, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

O crescimento no investimento apurado nos dois primeiros anos da atual administração também se reflete nos números do terceiro ano de gestão. Em 2001, foram investidos em Educação cerca de R$ 58 milhões, ou seja, um aumento de 20% se comparado a 2010. Já na Saúde, o avanço foi de 21% - também em comparação entre 2010 e 2011 -, chegando a R$ 45,9 milhões.

- A sequência do trabalho e dos esforços nos investimentos, mostra que a atual gestão tem um compromisso muito grande com estes dois setores, o que certamente trará ainda mais resultados positivos no futuro, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida dos nossos moradores - finaliza Rechuan.

Palavras chaves: SAÚDE E EDUCAÇÃO