12/08/2011

Melhorias beneficiam comunidades da área urbana e da Zona Rural

Investimentos em iluminação pública passam de R$ 2 milhões

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Desde o começo da administração do prefeito José Rechuan (DEM), em janeiro de 2009, a Prefeitura já investiu mais de R$ 2 milhões em melhorias no sistema de iluminação pública.

E o número de pontos de luz, que estava em 10.600, passou para mais de 12 mil em várias comunidades, incluindo bairros da área urbana e comunidades da Zona Rural.

As informações fazem parte de um relatório divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 12, pela Secretaria Municipal de Obras, a respeito das obras e serviços realizados no setor em apenas dois anos e meio.

- A eficiência da iluminação pública tem um significado muito importante para a vida do Município. Ela deve ser considerada também uma medida de prevenção fundamental na área de segurança. Parte dos investimentos feitos pela nossa administração no setor foi reivindicada pela população durante as reuniões do Plano Municipal de Ordem Pública como forma de diminuir os riscos de furtos, tráfico de drogas e outras modalidades de crime. Vamos continuar trabalhando para fazer de Resende um município com as ruas, avenidas e praças cada vez mais iluminadas – disse o prefeito José Rechuan.

Entre os locais atendidos com a substituição da iluminação pública estão a Praça Oliveira Botelho, a Avenida Nova Resende e a Avenida Dorival Marcondes Godoy (entrada da cidade), onde a Prefeitura realizou obras e serviços de revitalização, dentro das ações coordenadas pelo Projeto Urbano Humano, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura.

Até o final do ano, mais 70 pontos de luz vão ser instalados na Avenida Francisco Fortes Filho, que liga o viaduto do Acesso Oeste à região da Grande Alegria, e é considerada hoje uma das alternativas principais de entrada na área urbana para os motoristas provenientes da Via Dutra.

A avenida está sendo asfaltada pela Prefeitura, por meio de uma parceria com o Governo do Estado.

Também foram contemplados com melhorias no sistema de iluminação pública, entre janeiro de 2009 e julho de 2011, as comunidades da Serrinha do Alambari, Capelinha, Fumaça, Visconde de Mauá (todas na Zona Rural), Engenheiro Passos, Jardim Aliança I, Parque Ipiranga, Jardim Esperança, Morada da Barra, Fazenda da Barra III, Surubi Velho, Jardim Aliança II, Vila Vicentina, Elite, Cidade Alegria, Centro Histórico, Vila Central, Itapuca e Loteamento Boa Vista, entre outras localidades.

O secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, cuja pasta é a responsável pelas ações no setor, disse que os recursos  aplicados no sistema são provenientes de verbas próprias do Município e do dinheiro arrecadado com a cobrança da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) nas contas de luz pagas pelos consumidores.

Ele destacou a importância dos recursos recebidos por meio da CIP para o pagamento da iluminação pública municipal, a manutenção e a instalação de novos pontos nos bairros.

Os moradores podem solicitar reparos na rede de iluminação da sua rua através da UGEM (Unidade de Gestão Energética do Município), divisão ligada diretamente à Secretaria Municipal de Obras. Os contatos com a UGEM podem ser feitos pelo telefone (24) 3360-1835 ou 0800 889 0808 (Linha Viva, da Ouvidoria Geral da Prefeitura). O cidadão deve informar o endereço completo do local que necessita de reparos, os quais são feitos em até 72 horas.

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA