Desenvolvimento Urbano

24/05/2012

Instituto Marechal José Pessoa realizou mais uma reunião nesta quarta-feira

Conselho será dividido em grupos temáticos

Instituto Marechal José Pessoa realizou mais uma reunião nesta quarta-feira

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participou na última quarta-feira, dia 23, da reunião do Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, denominado Instituto Marechal José Pessoa. O encontro aconteceu nas instalações da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco) e contou com a presença de representantes dessa instituição, do Poder Público Municipal, Câmara de Vereadores, sociedade civil organizada, Universidade Estácio de Sá, AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), EMATER/RIO, Sindicato Rural, UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), empresários, entre outros. O objetivo destas reuniões é que as propostas e idéias, voltadas ao crescimento ordenado do Município, sejam amplamente debatidas entre os membros do Conselho.

Na ocasião, o secretário municipal de Planejamento e presidente do Conselho, Alfredo de Oliveira, apresentou duas pautas para serem debatidas entre os presentes: perspectivas para o desenvolvimento de Resende e Mobilidade Urbana.

Em relação ao primeiro assunto uma das sugestões apresentadas foi a divisão do grupo em câmaras temáticas, com o intuito de debater áreas como saúde, educação e trânsito, especificamente.  A proposta sobre como será realizado este trabalho será levada para a apreciação do Conselho na próxima reunião, que está marcada para o dia 27 de junho.

- Com a apresentação destas sugestões e propostas, o Instituto reafirma seu papel como fórum de discussão para o desenvolvimento de Resende - destacou Alfredo de Oliveira.

Em relação à Mobilidade Urbana, o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip, apresentou mais uma ação do Projeto Urbano Humano, cujos estudos estão voltados para a implantação de um novo acesso ligando a região do bairro São Caetano a Resende, por meio de uma ponte sob o Rio Paraíba do Sul. O projeto conta ainda com a revitalização deste trecho, incluindo a construção do Museu das Águas e de um Jardim Botânico.

Rechuan elogiou a intenção de criar as câmaras temáticas, pois  reunirão pessoas técnicas que ajudarão a definir os rumos da cidade. Segundo o prefeito, a idéia vai de encontro com as ações da atual administração, que trabalha pelo crescimento econômico de todos os setores. Neste sentido, ele destacou o desenvolvimento industrial com a vinda de diversas empresas nos últimos três anos.

- O grande desafio do Instituto é entender e debater questões que contribuirão para o crescimento ordenado da nossa cidade. Precisamos pensar na região como um todo, pois os acontecimentos nos municípios vizinhos acabam se refletindo na nossa cidade - ressaltou.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO