Desenvolvimento Urbano

05/11/2012

Instituto José Pessoa capacita comitês para utilização do ResendeGeo

Programa de geoprocessamento serve como ferramenta para planejamento de políticas públicas

Instituto José Pessoa capacita comitês para utilização do ResendeGeo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A última reunião do Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, denominado Instituto Marechal José Pessoa, realizada no dia 24 de outubro na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), definiu o local do curso de capacitação para o ResendeGeo, que terá início nesta terça-feira, dia 06 de novembro, no Laboratório de Informática da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e será encerrado quinta-feira, dia 08.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e presidente do instituto, Alfredo José de Oliveira, o curso será ministrado por dois servidores da própria secretaria e tem como público alvo os integrantes dos quatro comitês técnicos que fazem parte do instituto.

- Farão o curso dois representantes de cada um dos quatro comitês, além de um representante da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Resende (Ades). Eles aprenderão a utilizar o software do ResendeGeo, ferramenta que será disponibilizada para ser implantada nos laboratórios das universidades da cidade - explicou Alfredo José, salientando que o objetivo é que as instituições de ensino superior possam propor, através do ResendeGeo, políticas públicas de desenvolvimento para o município.

O ResendeGeo é um software de geoprocessamento desenvolvido para a Prefeitura pela PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), para ser utilizado como ferramenta de atualização de planejamento e formulação de políticas públicas e para aperfeiçoamento do sistema de Ouvidoria. Para o público, a ferramenta já pode ser consultada no endereço provisório www.nat.civ.puc-rio.br/resendegeo.

Outra decisão tomada na reunião do dia 24 foi a criação de um comitê técnico que irá estudar a Lei do Código de Obras e a Lei de Parcelamento de Solo do Município, já revistas pela PUC dentro da revisão do Plano Diretor. O comitê é formado por arquitetos e engenheiros, representantes do Governo Municipal, de entidades e da sociedade civil. O prazo para a apresentação de sugestões vai até fevereiro de 2013.

- Nesta reunião também foi aprovada a sugestão do vereador Gláucio Julianelli para que o Instituto Marechal José Pessoa apresente sugestões ao Plano Plurianual (PPA) da Administração Municipal para o período de 2014 a 2017 - explicou o secretário.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO