05/11/2012
Instituto José Pessoa capacita comitês para utilização do ResendeGeo
Programa de geoprocessamento serve como ferramenta para planejamento de políticas públicas
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A última reunião do Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, denominado Instituto Marechal José Pessoa, realizada no dia 24 de outubro na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), definiu o local do curso de capacitação para o ResendeGeo, que terá início nesta terça-feira, dia 06 de novembro, no Laboratório de Informática da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e será encerrado quinta-feira, dia 08.
Segundo o secretário municipal de Planejamento e presidente do instituto, Alfredo José de Oliveira, o curso será ministrado por dois servidores da própria secretaria e tem como público alvo os integrantes dos quatro comitês técnicos que fazem parte do instituto.
- Farão o curso dois representantes de cada um dos quatro comitês, além de um representante da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Resende (Ades). Eles aprenderão a utilizar o software do ResendeGeo, ferramenta que será disponibilizada para ser implantada nos laboratórios das universidades da cidade - explicou Alfredo José, salientando que o objetivo é que as instituições de ensino superior possam propor, através do ResendeGeo, políticas públicas de desenvolvimento para o município.
O ResendeGeo é um software de geoprocessamento desenvolvido para a Prefeitura pela PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), para ser utilizado como ferramenta de atualização de planejamento e formulação de políticas públicas e para aperfeiçoamento do sistema de Ouvidoria. Para o público, a ferramenta já pode ser consultada no endereço provisório www.nat.civ.puc-rio.br/resendegeo.
Outra decisão tomada na reunião do dia 24 foi a criação de um comitê técnico que irá estudar a Lei do Código de Obras e a Lei de Parcelamento de Solo do Município, já revistas pela PUC dentro da revisão do Plano Diretor. O comitê é formado por arquitetos e engenheiros, representantes do Governo Municipal, de entidades e da sociedade civil. O prazo para a apresentação de sugestões vai até fevereiro de 2013.
- Nesta reunião também foi aprovada a sugestão do vereador Gláucio Julianelli para que o Instituto Marechal José Pessoa apresente sugestões ao Plano Plurianual (PPA) da Administração Municipal para o período de 2014 a 2017 - explicou o secretário.
Palavras chaves: PLANEJAMENTO