27/10/2015

Instituto Federal de Educação inicia atividades com aula inaugural

Em 2016, cursos técnicos gratuitos de Guia de Turismo e Segurança do Trabalho serão implantados na unidade

Instituto Federal de Educação inicia atividades com aula inaugural

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Uma aula inaugural para 60 alunos do curso de qualificação profissional em Gestão em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho marcou, na noite da última segunda-feira, dia 26, o início das atividades do campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em Resende. A aula foi marcada pelo anúncio de que, já no primeiro semestre de 2016, dois novos cursos técnicos serão abertos na unidade: o de Guia de Turismo e o de Segurança do Trabalho, com 36 vagas cada, todos gratuitos.

- Estivemos com a presidente Dilma em 2011, em Brasília, para pedir a implantação do Instituto Federal em Resende e agora realizamos um sonho dos moradores da nossa cidade, que almejavam uma escola técnica. Em um momento de crise econômica, em que as vagas no mercado de trabalho estão escassas, o Instituto chega a Resende com um ensino de excelência para oferecer oportunidade para muita gente que perdeu o emprego ou para aqueles que querem se qualificar para um novo mercado - destacou o prefeito José Rechuan durante a aula inaugural.

Os 60 alunos do curso de Gestão em Qualidade se dividirão em duas turmas, com aulas ministradas às segundas e quartas-feiras, das 18 às 22h, com carga horária de 170 horas, no IFRJ, que fica na Rua Prefeito Botafogo, s/nº, Bairro Comercial, no antigo Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (Gssan). O secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, revelou que cerca de 80% desses alunos são oriundos de escolas públicas.

- O início das atividades do Instituto Federal é um marco na história de Resende, e vai alavancar a qualificação profissional no Sul do estado - comemorou Mário.

Ao falar aos alunos, o reitor do IFRJ, Paulo Roberto de Assis Passos, contou a história do Instituto e destacou a qualidade do ensino oferecido pela instituição, que é referência em educação profissional.

- No futuro, nossa intenção é transformar a unidade de Resende em um campus que ofereça graduação e pós-graduação, além do ensino técnico - afirmou o reitor.

O deputado federal Alexandre Serfiotis e a deputada estadual Ana Paula Rechuan também estiveram presentes na aula inaugural e destacaram que para garantir o acesso dos alunos de Resende e região ao IFRJ vão buscar a implementação do Bilhete Único para que mais jovens e adultos possam ter acesso ao ensino oferecido pelo Instituto.

Também estiveram presentes na aula inaugural o prefeito de Quatis, Bruno de Souza; a diretora do IFRJ em Resende, Aline Moraes da Costa; e a diretora de ensino Sharon Landgraf; além de secretários municipais e representantes da Câmara de Vereadores.

Mais cedo, por volta das 15h30, o prefeito José Rechuan e o reitor Paulo de Assis realizaram uma visita técnica às instalações do campus avançado, acompanhados ainda pela diretora da unidade em Resende, Aline Moraes, e pela diretora de Ensino, Sharon Schlup.

O reitor explicou que o campus ainda está passando por obras, das quais 73% já foram concluídas. A previsão também é de ampliar as instalações da unidade.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO