10/10/2023

INSCRIÇÕES PARA O EXAME MUNICIPAL DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO ABERTAS

Jovens e adultos, maiores de 15 anos, que ainda não completaram o Ensino Fundamental, podem se inscrever até 27 de outubro em unidades de ensino selecionadas

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu as inscrições para o Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF). As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro, em sete unidades de ensino.

O EMCCEF é voltado para jovens e adultos, com no mínimo 15 anos, moradores de Resende, e que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no Ensino Fundamental.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente nas secretarias das seguintes unidades de ensino: Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria; Escola Municipal Augusto de Carvalho, em Engenheiro Passos; Escola Municipal Dona Mariúcha, no Santo Amaro; Escola Municipal Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II; Escola Municipal Noel de Carvalho, na Nova Liberdade; Escola Municipal Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III; e na Escola Municipal Professor Oswaldo da Rocha Camões, no bairro Alambari.

No ato da inscrição são necessários os seguintes documentos: original e cópia do CPF; original e cópia do documento de identidade; original e cópia de comprovante de residência; e original e cópia do documento de identidade do responsável (no caso de menores de 18 anos).

-O EMCCEF é realizado há alguns anos em Resende e é uma oportunidade para que os jovens e adultos, que não conseguiram concluir a etapa da Educação Básica na idade apropriada. A conclusão desta etapa ajudará na abertura de novas possibilidades profissionais, pois sabemos que com a educação, as pessoas conseguem um futuro melhor - disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

As provas serão realizadas em 25 de novembro, às 14h, nas unidades de ensino onde o candidato se inscreveu. O EMCCEF é composto por uma prova objetiva com Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, História, Geografia, Matemática e Ciências, e ainda a Redação.

Vale destacar que no dia da prova, os portões de acesso serão abertos às 13h e fechados às 13h50. O exame terá duração de 4 horas e o participante deve comparecer ao local de prova, com no mínimo meia hora de antecedência, com um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

O edital completo do EMCCEF está disponível no Boletim Oficial de n°054, ano 2023, acessando https://resende.rj.gov.br/blogtransparencia/page/boletim_oficial.asp .

Palavras chaves: EMCCEF; Educação