Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

28/08/2019

INSCRIÇÕES PARA O 47º SALÃO DA PRIMAVERA SEGUEM ATÉ DIA 18 DE SETEMBRO

Edital e ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Resende

INSCRIÇÕES PARA O 47º SALÃO DA PRIMAVERA SEGUEM ATÉ DIA 18 DE SETEMBRO

Crédito: Carina Rocha

As inscrições para o 47ª Concurso do Salão de Primavera 2019 de Resende seguem até o dia 18 de setembro, quarta-feira. A tradicional exposição de obras de arte é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio do Museu de Arte Moderna de Resende (MAM), ligado à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). O período de inscrições, que são gratuitas, para os artistas interessados em expor seus trabalhos desta edição começou no dia 5 de agosto.

O edital e a ficha de inscrição do Salão da Primavera podem ser acessados no site da Prefeitura (resende.rj.gov.br/), com o seguinte passo a passo: Menu > Governo > Órgãos e Secretarias > Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda > Mais > 2019 > 47º Concurso Salão da Primavera 2019. O link direto do edital é: resende.rj.gov.br/conteudo/downloads/47ConcursoSalaodaPrimavera.pdf

O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, explicou quem pode participar do concurso, além dos critérios estabelecidos para a seleção das obras.

— Podem se inscrever no Salão da Primavera: artistas plásticos brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior; estrangeiros legalmente residentes no Brasil; e maiores de 16 anos, com autorização dos pais ou responsáveis. Os interessados em participar poderão apresentar até três obras inéditas de sua autoria nas seguintes categorias: pintura; desenho/ilustração; gravura; escultura/objeto/instalação; fotografia/arte digital; e vídeo/multimídia. Serão aceitas inscrições individuais ou de grupos de artistas, cuja produção tenha autoria coletiva. O peso máximo é estipulado em 15 quilos e um metro de tamanho, contada a moldura. Já esculturas, objetos e instalações deverão ter altura máxima de dois metros de largura e profundidade máxima de um metro e 25 quilos de peso – explicou.

As inscrições poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, no MAM, através dos Correios ou pelo e-mail (mam.resende@gmail.com). A postagem pelos Correios deve ser feita da seguinte forma: 47º Salão da Primavera, Museu de Arte Moderna de Resende, Rua Doutor Cunha Ferreira, nº 104, Centro, CEP: 27511-230, Resende/RJ. Outras informações podem ser obtidas pelos contatos: (24) 3360-6155 ou 3360-4470.

A EXPOSIÇÃO

O Salão da Primavera foi criado em 1950, com o objetivo de incentivar a criatividade dos artistas e descobrir novos talentos, bem como fomentar a cultura e estimular a interação entre os expositores.

O presidente da Casa da Cultura destacou que o tradicional evento atrai artistas de diversas localidades, que vão concorrer a três importantes prêmios.

— Todos os trabalhos inscritos passarão pela avaliação da comissão julgadora, composta por três integrantes de reconhecido conhecimento no campo das artes plásticas. A comissão analisará critérios como a qualidade técnica da obra, relevância estética e conceitual, originalidade, criatividade e pesquisa. Os artistas vão disputar as seguintes premiações de aquisição: Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, instituído pela FCCMM; Prêmio Altamiro Pimenta, pela Prefeitura; e Prêmio Engenheiro Eitel César Fernandes, criado pela Câmara Municipal de Resende, concedido somente ao artista resendense, aqui nascido ou radicado há mais de 10 anos no município. Cada ganhador destes três prêmios receberá o valor de cinco salários-mínimos. Também serão entregues cinco prêmios honoríficos. Aos três vencedores, serão destinados períodos para exposição individual do MAM, no ano subsequente à premiação – acrescentou.

A abertura da exposição e a premiação acontecerão no dia 10 de outubro, às 19h, no Museu de Arte Moderna. A mostra ficará exposta até o dia 14 de novembro deste ano.

Palavras chaves: Salão Da Primavera