Assistência Social e Direitos Humanos

06/12/2013

Inscrição para processo seletivo do Conselho Tutelar termina na próxima semana

Interessados devem procurar sede do Conselho da Criança e do Adolescente, no bairro Santa Cecília

Inscrição para processo seletivo do Conselho Tutelar termina na próxima semana

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 12, as inscrições para o processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Resende. O processo eleitoral vem sendo coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Resende (CMDCAR), e escolherá cinco novos conselheiros para o mandato 2014/2016, que antes da votação direta deverão ser aprovados em um exame de aferição de conhecimento.

As inscrições devem ser feitas na sede do conselho, que fica na Rua Coronel Alfredo Sodré, 91, no bairro Santa Cecília, das 9 horas ao meio dia e das 14 às 17 horas, e os cidadãos interessados devem preencher alguns requisitos como: ser morador de Resende há pelo menos dois anos antes da data de inscrição para o pleito; idade mínima de 21 anos; ensino médio ou curso equivalente; apresentar certidões de bons antecedentes expedidas pelas Justiças estadual e federal; e comprovar trabalho pelo período mínimo de dois anos com crianças e adolescentes, entre outros.

No caso de candidatos que já atuam como membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar de Resende ou que sejam servidores públicos, eles deverão se desincompatibilizar dos respectivos cargos um mês antes da data da eleição, que será realizada no dia 17 de março de 2014, em locais a serem divulgados.

O presidente do CMDCA, Ruy Conceição dos Santos, explica que para o exercício da função de membro do Conselho Tutelar, o candidato deverá ser aprovado no exame de aferição de conhecimentos específicos a cerca do Estatuto da Criança e do Adolescente, cuja prova está prevista para acontecer no dia 9 de fevereiro de 2014.

- A prova contará com 100 questões de múltipla escolha e terá quatro horas de duração, e será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 50% de acerto - comenta o presidente Ruy.

Após a aprovação, o candidato estará apto a participar do processo de eleição direta, da qual poderão participar os eleitores que tenham domicílio eleitoral em Resende. Serão considerados escolhidos para membros do Conselho Tutelar os cinco primeiros cidadãos mais votados, ficando os demais, pela ordem de votação, como suplentes, para o mandato temporário de 9 de abril de 2014 a 9 de janeiro de 2016, sem qualquer efeito de recondução.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3360-9812.

Palavras chaves: CRIANÇAS E ADOLESCENTES