Desenvolvimento Rural

26/02/2013

Inscrições já estão abertas para curso de Desenvolvimento Rural

Neste sábado, acontece primeira atividade, com o tema “Novo Código Florestal”

Inscrições já estão abertas para curso de Desenvolvimento Rural

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A ONG Crescente Fértil, com o apoio da Prefeitura, anuncia que estão abertas as inscrições para a série de palestras que integram o minicurso "Estratégias para o Desenvolvimento da Pequena Propriedade Rural". A primeira atividade já acontece neste sábado, dia 2 de março, a partir das 10 horas, no Salão da Igreja do Rosário, no Centro Histórico, com a palestra sobre o Novo Código Florestal.

- Através do Projeto Rio Sesmaria, vimos à necessidade de passar mais informações sobre temas importantes, como o Novo Código Florestal, e também atividades de geração de renda sustentáveis, e vamos colocar isto em prática neste minicurso - comenta o diretor da ONG e coordenador do Projeto Rio Sesmaria, Luis Felipe César.

O curso é aberto a todos os moradores, especialmente direcionado a produtores rurais que moram às margens do Rio Sesmaria e seus afluentes - Formoso e do Feio -, nos municípios de Resende e São José do Barreiro (SP). As inscrições podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, junto ao Parque de Exposições (Exapicor), e também no Sindicato Rural e EMATER Resende; ou através do e-mail: crescente.fertil@crescentefertil.org.br.

- Estamos orientando os produtores rurais a participarem deste curso, pois serão passadas informações importantes, principalmente no que diz respeito à legislação ambiental, como será neste sábado - destaca o secretário de Agricultura e Pecuária, Miguel Dias.

Conforme explica Luis Felipe César, a palestra sobre o Novo Código Florestal vista tirar dúvidas sobre como está a legislação ambiental, e será ministrada por Rodrigo Bacellar Mello, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O assunto também atenderá os moradores do Formoso (SP), no mesmo dia, a partir das 14h30, no Hotel Fazenda Clube dos 200.

Os próximos temas a serem trabalhados pelo minicurso são: Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), dia 9 de março, com o técnico agrícola Maurício Ruiz e a engenheira florestal Mariana Barbosa Vilar; Crédito Rural e Oportunidades para Pequenos Produtores, dia 23 de março, com o engenheiro agrônomo Maurício Duarte Pontes Júnior; Planejamento do Uso da terra na Propriedade Rural, dia 6 abril, com o zootecnista Nilo Salgado Jardim; Artesanato em Palha de Bananeira, dias 4, 5, 9 e 10 de abril, com a extensionista social Maria Cristina Leal; e Plantio Direto de Pastagem e Projeto CATI Leite: Instrumento de Planejamento, Difusão de Tecnologias Sustentáveis e Gestão de Propriedades Leiteiras, dia 11 de maio, com o engenheiro agrônomo Ricardo Manfredini.

A realização do minicurso faz parte do Projeto Rio Sesmaria, financiado pelo Ceivap/Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e TFCA/Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), com o apoio das Prefeituras de Resende e de São José do Barreiro, e também da EMATER, Mosaico Bocaína, Secretaria de Estado do Ambiente - Rio de Janeiro (SEA), Sindicato Rural de Resende, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), CATI (Casa da Agricultura de São José do Barreiro) e Hotel Fazenda Clube dos 200.

PROJETO RIO SESMARIA - O projeto tem como objetivo geral definir as ações mais importantes a serem realizadas visando à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da população em toda a região do rio e seus afluentes, desde a Serra da Bocaina até Resende.

- Unimos os estudos técnicos, identificando os problemas, propondo soluções, sem deixar de envolver a população da área rural, definindo assim um grande plano para a melhoria ambiental para curto, médio e longo prazo - explica o coordenador Luis Felipe César.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO NO CAMPO