Desenvolvimento Rural

07/11/2013

Inscrições estão abertas para curso de Operação e Manutenção de Ordenha Mecânica

Interessados devem procurar Secretaria de Agricultura ou Sindicato Rural

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Resende, está com as inscrições abertas para o curso de Bovinocultura de Leite - Operação e Manutenção de Ordenhadeira Mecânica. O curso é mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural promovido pela administração municipal, que conta também com o apoio da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). O curso é gratuito.

As aulas estão marcadas para os dias 18, 19 e 20 de novembro, das 8h às 17 horas, no auditório do Sindicato Rural. O curso será ministrado pelo técnico do SENAR Flávio Moraes. Serão oferecidas 15 vagas. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura, que fica no Parque de Exposições, ou no Sindicato Rural, na Avenida Saturnino Braga (em frente ao Resende Shopping).

Segundo Rodrigo Correia, técnico agropecuário da Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, durante o curso os alunos terão conhecimento sobre a maneira correta de operar e higienizar a ordenha mecânica e como fazer reparos e uma manutenção preventiva do equipamento.

- Os participantes passarão por aulas teóricas e no final do curso faremos uma aula prática em alguma propriedade rural do município - explica o técnico.

Correia destaca que durante o ano a Secretaria de Agricultura e Pecuária e seus parceiros têm oferecido uma variedade de cursos voltados à qualificação do homem do campo e ao melhoramento da produção agropastoril. Entre os cursos já realizados este ano ele destaca o de Produção de Hortaliças Folhosas, Produtor de Olericultura, Apicultura, Inclusão Digital Rural, Aplicação de Agrotóxico com Pulverização Costal, Operação e Manutenção de Roçadeiras Manuais, Qualidade do Leite e Administração Rural - Licenciamento das Atividades Rurais.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3360-7202 (Secretaria de Agricultura) ou 3354-1466 (Sindicato Rural de Resende).

Palavras chaves: PECUÁRIA