24/09/2019

INÉDITO NA REDE PÚBLICA DA REGIÃO, PACIENTE INTERNADO RECEBE VISITA DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA

Reencontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 23, e rendeu momentos de muita emoção

Crédito: Leonam Viana

Um protocolo inédito na rede pública de saúde da região foi adotado na tarde desta segunda-feira, dia 23, no Hospital Municipal de Emergência Sérgio Henrique Gregori, em Resende. Após análise minuciosa da Comissão de Humanização do Hospital, pela primeira vez um paciente em internação prolongada foi autorizado a receber a visitação de seu animal de estimação. A novidade, segundo os médicos, pode ser fator preponderante para a evolução do paciente e pode trazer benefícios ao seu tratamento.

Em 2012, a família de Joaquim Virgílio, de 72 anos, encontrou a cadelinha da raça Pinscher, “Jujuba”, na rua e resolveu adotá-la. Não demorou muito para Jujuba se tornar membro mais que oficial da família, após muito amor e carinho doados de ambas as partes. Sete anos depois, Joaquim passa por problemas de saúde e está internado no Hospital Municipal de Emergência, em Resende. O paciente relatava constantemente aos médicos e familiares a saudade de sua cadelinha.

- Quando recolhemos a Jujuba na rua, ela recebeu muito carinho e amor e acabou adotando meu pai (Joaquim) como dono dela. Eles sempre foram a paixão um do outro, tanto meu pai com a Jujuba, quanto a Jujuba com meu pai. Por isso costumamos dizer que não foi somente a família que adotou a Jujuba, ela que nos adotou – conta a filha de Joaquim, Débora Virgílio.

Prontamente, a Comissão de Humanização do hospital, que atua com o objetivo de mudar a rotina da unidade, amenizando o clima de angústia e ansiedade muito comuns neste ambiente, resolveu discutir a iniciativa. Após conversas entre as comissões da unidade, incluindo assistentes sociais e psicólogos, a equipe médica e a família, foi acordado que o paciente receberia o animalzinho, desde que a família atendesse a uma série de recomendações de segurança, como o transporte do animal em uma caixa adequada, a vacinação e a higiene em dia.

Na chegada ao Hospital, com a cadelinha devidamente comportada na caixa de transporte, o clima era de expectativa sobre a reação de Joaquim. Ao prepará-lo, na área externa do quarto, onde os pacientes geralmente podem tomar sol, foi o momento de a cadelinha ser solta e ir ao encontro do dono.

Neste momento, a emoção tomou conta de familiares, da equipe do hospital e dos protagonistas do encontro: a cadelinha Jujuba e senhor Joaquim. O dono pôde brincar com o pet por alguns minutos e, ainda emocionado, agradeceu aos profissionais e familiares por proporcionar aquele momento.

- Já é mais que reconhecido e estabelecido cientificamente os benefícios que o paciente tem ao ter contato com o animal. Melhora o humor, faz com que ele se recupere mais rápido e tenha um atendimento mais humanizado. A internação em si é uma experiência ruim e o paciente, através de protocolos como esse, estabelecido pela Comissão de Humanização, pode ultrapassar esse momento de maneira mais alegre – explica o médico que acompanhou a visita, Jayme Correa de Mattos Neto.

Protocolo do HME

O protocolo estabelecido no hospital foi utilizado pela primeira vez na rede pública de saúde na região e autoriza este tipo de visita para pacientes com internação de longa permanência e em “cuidados paliativos”, que são, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doença que ameaça a vida.

É importante lembrar que todas as medidas de segurança relacionadas ao animal precisam ser tomadas previamente, sendo exigido a vacinação em dia e que o animal tenha tomado banho no dia da visita, além de um atestado de um veterinário, confirmando que o animal não possui nenhum tipo de doença.

Palavras chaves: HME; Animal De Estimação