12/11/2012

Incrições para o Festival de Dança de Rua terminam nesta semana

Interessados podem retirar ficha de inscrição no site da Prefeitura ou na Casa da Cultura

Incrições para o Festival de Dança de Rua terminam nesta semana

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prazo de inscrições para o Festival de Dança de Rua 2012, uma realização da Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, termina na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro. Os interessados devem se apressar, pois a data limite não será prorrogada. A ficha de inscrição e o regulamento completo do festival estão no site da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br) ou podem ser retirados na sede da Casa de Cultura.

As inscrições devem ser enviadas para a Casa da Cultura, que fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico. Os envelopes lacrados devem conter os seguintes documentos: ficha de Inscrição (para cada coreografia deverá ser preenchida uma ficha, com listagem e nome completo de todos os participantes do grupo); cópia da certidão de nascimento ou de identidade de cada participante; autorização da direção da instituição de ensino, no caso das categorias estudantis; e CD com a música que será executada durante a apresentação.

Podem participar alunos matriculados e frequentando as instituições de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e privada, nas categorias estudantis. Já os moradores de Resende podem se inscrever na categoria Sênior.

O festival será realizado nos dias 22 e 23, no Cine Vitória. A Mostra Competitiva de Dança de Rua abrangerá as modalidades de Hip Hop e Estilo Livre, que serão disputadas nas categorias Estudantil e Sênior. Os critérios para avaliação dos jurados serão: Conjunto (Uso de espaço cênico, sincronismo de movimentos, organização e alinhamento); Coreografia (Qualidade coreográfica, técnica dentro de cada modalidade, expressão artística, composição e finalização da coreografia); Musicalidade (Relação corpo/música, utilização adequada do tempo da música); Criatividade; e Técnica. Não será avaliado o figurino dos componentes dos grupos.

A competição ainda vai contar com Batalhas, que serão disputadas nas modalidades B.Boy e Break, em categoria única. Os critérios adotados pelo corpo de jurados para avaliação dos trabalhos apresentados serão: Grau de dificuldade dos movimentos, Musicalidade, Criatividade, Técnica, Presença de palco e Finalização dos movimentos. A organização do evento disponibilizará um DJ para executar as músicas das batalhas.

- Nossa intenção é envolver toda a sociedade neste evento, ou seja, participantes, familiares e amigos que com certeza estarão presentes para prestigiar as apresentações. Vamos valorizar mais esta esfera da cultura, mostrando que a nossa cidade tem um grande potencial neste estilo de dança - ressalta o presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, Luis Arnaldo Gastão.

O festival irá premiar com troféus dentro de cada modalidade e categoria, os três primeiros lugares da Mostra Competitiva de Dança de Rua. Também será premiado o primeiro colocado da modalidade B.Boy.

Palavras chaves: DANÇA