03/12/2010

Inclusão Social: CONFIAR forma mais 375 estudantes

Jovens e adolescentes participaram de oficinas sócio-educativas da Prefeitura

Inclusão Social: CONFIAR forma mais 375 estudantes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Dentro da proposta da Prefeitura de ampliar os programas de inclusão social para crianças, adolescentes e jovens do Município, a Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende) acaba de formar mais 375 estudantes que ao longo deste ano de 2010 participaram das oficinas sócio-educativas oferecidas pela instituição.

A cerimônia de formatura das novas turmas ocorreu ontem à noite, no Cine Vitória, e contou com as presenças da presidente do CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha (na foto, fazendo seu pronunciamento durante o evento); da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo César da Silva, e do vereador Carlos Santa Rita (PSDB).

Durante a solenidade, receberam os certificados de conclusão 225 estudantes que participaram das oficinas de marcenaria (28); auxiliar de creche (84); jardinagem (59); e auxiliar de sala de aula (54).

Além desses, foram diplomados outros 150 estudantes das oficinas de rede de computadores, informática básica, montagem e manutenção, eletrônica básica e web, e de outras oficinas realizadas dentro Programa de Desenvolvimento Profissional e Pessoal, cuja duração das aulas foi entre um e quatro meses.

- Este ano, cerca de 1.300 adolescentes passaram pelas oficinas promovidas pelo CONFIAR e pelo Centro da Juventude, que têm grande alcance social, oferecendo não só uma oportunidade de profissionalização a esses adolescentes, mas mostrando novas perspectivas e ajudando-os a construir sua cidadania – salientou a presidente da fundação, Maria Virgínia.

Para o ano de 2011, a Fundação CONFIAR já está com o processo seletivo para formação de novas turmas em andamento. Adolescentes na faixa etária entre 14 e 17 anos puderam se inscrever até o início de novembro para as cerca de 250 vagas abertas a estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, residentes no Município e matriculados na rede pública de ensino.

As oficinas terão início em fevereiro e as aulas acontecem no contraturno escolar.

Palavras chaves: PERSPECTIVAS DE FUTURO