04/08/2011

Incineração de lixo hospitalar começa nas próximas semanas

Iniciativa da Prefeitura é considerada um dos avanços principais do setor

Incineração de lixo hospitalar começa nas próximas semanas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), inicia nas próximas semanas a realização de mais um serviço na área de preservação ambiental: a incineração de todo o resíduo proveniente de hospitais, clínicas, consultórios odontológicos e farmácias.

A iniciativa, que agora começará a ser colocada em prática, foi apresentada há dois meses, dentro do Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde.

A Prefeitura acabou de concluir a licitação para a contratação da empresa responsável pelo recolhimento e a incineração deste material, que será feita no município de Araruama, na Região dos Lagos.

- Este é outro passo de grande importância que vamos trilhar na preservação da qualidade de vida e do meio ambiente não apenas de Resende, mas de toda a nossa região. Podemos dizer que se trata do maior avanço dos últimos cinco anos no que diz respeito às ações ambientais. Resende será a primeira cidade a dar uma destinação correta ao lixo hospitalar – ressalta o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, explicando que na próxima segunda-feira, dia 08 de agosto, a empresa Bel-Lar Decomposições Ltdas (DT Lagos) inicia a instalação do contêiner onde o lixo será depositado.

De acordo com Fontanezzi, o contêiner, que é refrigerado e possui capacidade para armazenar até 15 toneladas de lixo, será instalado no Aterro Sanitário Regional de Bulhões.

Sempre que o contêiner atingir sua capacidade máxima, a empresa fará a remoção do recipiente até o local da incineração. O local receberá os materiais das cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, formado por Quatis, Porto Real, Resende, Itatiaia, Bocaina de Minas e Itamonte, as duas últimas localizadas no Estado de Minas Gerais.

- Até o início da operação, os resíduos vêm sendo depositados em uma célula separada para receber este tipo de material, que é uma vala protegida internamente por lona, coberto por uma camada de cal, e numa etapa posterior, por uma camada de terra - explicou o presidente da AMAR, salientando que a coleta do lixo hospitalar nos hospitais e clínicas de Resende são realizados pela Locanty Comércio e Serviços.

Fontanezzi destacou ainda que a medida cumpre as exigências da Lei Federal 12.305/10, que institui a política nacional de resíduos sólidos. Segundo ele, Resende vem implantado esta lei de forma integral, o que significa que o Município realiza a coleta de todos os tipos de resíduos, por meio do programa de coleta seletiva do lixo que hoje atende a 11 mil residências (32 por cento da cidade); pela destinação para pilhas e baterias, e pelo recolhimento e tratamento de lâmpadas.

- Além de todas estas ações que a Prefeitura, via AMAR, realiza para melhorar a qualidade do meio ambiente e do solo da cidade, o Governo do Estado também está realizando a remediação do aterro sanitário de Bulhões, tornando realidade um investimento da ordem de R4 12 milhões - frisou.

A incineração é um processo de decomposição térmica, onde há redução de peso, do volume e das características de periculosidade dos resíduos, com a conseqüente eliminação da matéria orgânica e características de patogenicidade (capacidade de transmissão de doenças) através da combustão controlada.

Para os resíduos de saúde, uma das alternativas consideradas adequadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é a incineração.

Na foto, o Parque das Águas, na região central de Resende.

Palavras chaves: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE