13/04/2012

Início das obras da Nissan é acompanhado pela Prefeitura

Via planejada deverá ter dez quilômetros de extensão

Início das obras da Nissan é acompanhado pela Prefeitura

Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR

Acompanhado dos secretários municipais Rubens Almada (Obras) e Renato Viegas (Fazenda), o prefeito José Rechuan (PP) acompanhou nesta semana o início das obras de terraplanagem (foto) da área destinada à construção da fábrica da Nissan Automóveis, no Pólo Industrial de Resende. Iniciados no começo de abril, os trabalhos nesta etapa deverão estar concluídos em julho, quando começa a construção das instalações físicas.

A área total reservada à montadora mede cerca de três milhões de metros quadrados. Atualmente, 60 operários trabalham no local, mas com o início da construção do prédio, o número de trabalhadores deverá chegar a 220.

O valor total dos investimentos da Nissan em Resende está calculado em R$ 2,6 bilhões. Logo após a conclusão de todo o trabalho de construção da fábrica, previsto para acontecer em setembro de 2012, terá início a produção de veículos, gerando nesta fase quatro mil empregos diretos. A estimativa é de que os carros comecem a ser comercializados no mercado em janeiro de 2014.

- A vinda da Nissan para Resende é fruto de uma soma de esforços entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal. A opção da empresa pelo nosso município confirma a condição hoje alcançada pela cidade como um dos pólos principais de desenvolvimento econômico do interior fluminense. Durante todo o processo de conversações voltadas à conquista do empreendimento, o governo municipal não mediu esforços no sentido de que esta conquista se tornasse uma realidade - disse Rechuan, durante a visita ao terreno da Nissan.

Nas próximas semanas, segundo o secretário municipal de Obras, a Prefeitura vai concluir um projeto a ser apresentado ao DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagens) visando à construção de uma estrada de mão dupla no entorno da fábrica. A medida tem como objetivo acompanhar o crescimento do fluxo de veículos em circulação pelo local esperado para quando a empresa estiver em pleno funcionamento.

- Pelos estudos realizados até agora, esta via terá pelo menos dez quilômetros de extensão e será de fundamental importância no sentido de facilitar o acesso à fábrica da Nissan, sendo ainda interligada à sede da MAN Latin America - disse o secretário, salientando que o custo com a construção da nova estrada, avaliado em R$ 50 milhões, estará sob a responsabilidade do Governo do Estado.

A confirmação oficial da vinda da Nissan para Resende ocorreu no dia 6 de outubro do ano passado, durante uma cerimônia no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Participaram desta cerimônia o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ambos do PMDB; o prefeito José Rechuan (PP), que estava acompanhado na solenidade pelo presidente da Câmara Municipal de Resende, vereador Kiko Besouchet, do mesmo partido; e o presidente da empresa Nissan, Carlos  Ghosn.

Palavras chaves: PRIMEIRA ETAPA