22/01/2013

Implante dentário passou a ser oferecido gratuitamente pela rede de saúde pública

Com investimentos de mais de R$ 100 mil, projeto já beneficiou cerca de 30 pacientes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde lançou no final do ano passado um projeto pioneiro no estado do Rio de Janeiro: a colocação de implantes dentários, que visam à substituição de dentes perdidos, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento está incluído no projeto Sorriso não tem Idade, que faz parte do Programa de Reabilitação Oral, desenvolvido pela Prefeitura. Com investimentos de mais de R$ 100 mil, a ação vai beneficiar pacientes que não conseguem receber outros tipos de próteses. Cerca de 30 pessoas já foram atendidas no município.

- A perspectiva é reabilitar em média 30 pacientes por mês e ampliar em mais de 60% o atendimento dos pacientes que necessitam de prótese - destacou a diretora de Saúde Bucal, Paola Galito, acrescentando que são realizadas na rede pública de saúde municipal cerca de 60 próteses por mês.

As cirurgias são custeadas com recursos do governo municipal, que são depois repassados à Prefeitura pelo Ministério da Saúde. Na rede privada, um implante pode chegar a custar até R$ 20 mil.

Para implantar o programa em Resende, a equipe de Saúde Bucal da Prefeitura elaborou um protocolo de atendimento, fez um levantamento da demanda e comprou equipamentos e material. Além disso, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) tiveram que se adequar às normas da Vigilância Sanitária. O CEO do Centro já foi inclusive certificado por boas práticas em Biossegurança pela empresa 3M.

- Como é um projeto pioneiro, o nosso protocolo vai servir de base para o Ministério da Saúde normatizar a ação para todo o país - adiantou a diretora de Saúde Bucal.

Quem tiver falhas dentárias deve procurar uma unidade básica de saúde, que fará o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas do Centro ou da Cidade Alegria. Na unidade especializada, esse paciente será atendido pelo serviço de prótese, que irá avaliar se há necessidade do implante.

Para isso, os interessados devem preencher alguns requisitos: não ser fumante, ter mais de 60 anos, duas ou três falhas de dentes, e não conseguir receber a prótese. No caso de pessoas de 20 a 30 anos que tiveram a perda de dente por traumas, o caso será avaliado.

Para realizar a cirurgia, que acontece nas próprias unidades dos CEOs, a pessoa passa por exames pré-operatórios e recebe também o acompanhamento pós-cirúrgico. Durante todo o processo, o paciente recebe o atendimento de uma equipe multiespecializada, além de ganhar todos os medicamentos necessários.

Palavras chaves: SAÚDE