Superintendência Municipal de Tecnologia da informação

28/11/2019

IMPLANTAÇÃO DOS POSTOS AVANÇADOS DE MONITORAMENTO DA PREFEITURA DE RESENDE ESTÁ NA RETA FINAL

Ajustes finais da configuração do novo sistema, que já está funcionando parcialmente, estão sendo realizados

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, segue com o processo de implantação do processo de modernização do Sistema do Centro de Monitoramento por Câmeras de Vigilância. A equipe para a execução dos serviços está realizando os ajustes finais da configuração do novo sistema para entrar em plena operação. Os novos Postos Avançados de Monitoramento foram instalados este mês, em cinco pontos estratégicos, que são interligados ao Centro. Além disso, a cidade ganhou novos equipamentos com recursos que possibilitam a leitura de placas de veículos. Esse sistema, que é mais complexo, está em fase de adaptação, funcionando parcialmente, devido à necessidade de uma configuração mais detalhada.

Os bairros Paraíso, Campos Elíseos, Manejo e Centro Histórico e o Acesso Oeste receberam os postos de alta tecnologia, que possuem dispositivos de LED, sensores de luminosidades, alto-falantes, uma câmera com giro de 360º e quatro fixas. A nova proposta ainda permite que os agentes de segurança acessem as imagens por meio de aplicativos de celular ou tablet, além de possibilitar comandos de voz e outros recursos. Com a renovação da estrutura de controle de segurança, o município passou a contabilizar mais de 70 pontos de captação de imagens.

O novo projeto de tecnologia e informação integrado ao ‘Resende Inteligente’, além de superar a quantidade de 63 câmeras, tem um grande diferencial: equipamentos com OCR (Optical Recognition Characters – Reconhecimento Ótico de Caracteres). A novidade tecnológica serve para a leitura de placas de veículo, facilitando a localização em tempo real em casos de ocorrências de roubo ou furto, por exemplo.

O superintendente municipal de Tecnologia da Informação, Márcio de Souza Silvestre, explicou como atua o novo sistema da central de monitoramento da Prefeitura.

— Os novos Postos Avançados de Monitoramento oferecem um universo de recursos para a captação das imagens por câmeras, que atuam em substituição aos agentes de segurança, alimentando a central com informações. Já as câmeras que possuem o Reconhecimento Ótico de Caracteres vão ajudar em cercos policiais frustrando ações criminosas, bem como em outros problemas ocasionados no trânsito. Também houve renovação de câmeras que já estavam em operação. A cobertura de captação de imagem também foi ampliada para os bairros Jardim Esperança, Morada da Barra, Surubi e Jardim D’Oeste, entre outras rotas críticas e de intenso fluxo viário. Agora, os trabalhos estão concentrados na etapa final de configuração do novo sistema, que, em breve, estará em total funcionamento - reforçou.

O Centro de Monitoramento, que funciona em parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, fica no Centro Administrativo da Beira-Rio, no bairro Jardim Jalisco.

Palavras chaves: Postos; Monitoramento