21/05/2013
Implantação de polos de prevenção às drogas na região foi debatida durante reunião do Consórcio de Segurança
Núcleos serão responsáveis por campanhas de distribuição de materiais informativos, palestras, entre outros
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A implantação de polos de prevenção às drogas na região foi um dos assuntos debatidos na tarde de ontem (20), durante a reunião do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba Fluminense.
O prefeito José Rechuan, que atualmente é presidente do consórcio, sugeriu a criação de polos regionais, em vez de um único centro, localizado em um dos municípios.
- A procura por iniciativas de prevenção às drogas está cada vez maior, por isso, a sugestão para a criação de pólos regionais é uma importante estratégia no momento. Desta forma, vamos descentralizar o trabalho e conseguir atender de forma específica as demandas de cada região - sugeriu o prefeito Rechuan.
O projeto prevê a criação de quatro núcleos que distribuirão as cidades da seguinte forma: Resende, Quatis, Porto Real e Itatiaia; Volta Redonda, Pinheiral e Piraí; Barra Mansa e Rio Claro; Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores e Vassouras. Eles terão a finalidade de desenvolver palestras de prevenção às drogas, campanhas para distribuição de materiais informativos sobre o tema, entre outras ações conjuntas.
Durante a reunião de ontem, os representantes dos municípios também debateram a criação do Gabinete de Gestão Integrada Regional, que servirá para fortalecer o trabalho dos Gabinetes de Gestão Integrada dos Municípios. Conforme informou o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, José Antônio dos Santos, a solicitação deverá ser encaminhada ao secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, nos próximos dias.
O Consórcio Intermunicipal de Segurança foi criado a partir de uma mobilização da Prefeitura de Resende, iniciada em 2011, através da Superintendência Municipal de Ordem Pública. A sua implantação possibilitou a inclusão dos municípios integrantes no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), por meio do qual as prefeituras podem assinar convênios e contratos, além de receber recursos federais destinados à realização de ações na área de segurança pública.
Palavras chaves: SEGURANÇA