° Minº Max

Superintendência de Ordem Pública coordena operação no local

Imóvel irregular é demolido na Cidade Alegria

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Superintendência Municipal de Ordem Pública, demoliu, nesta semana, um trailer abandonado localizado na Avenida do Canal, atrás da Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro Cidade da Alegria. O local, onde anos atrás funcionava uma lanchonete, estava abandonado e, segundo denúncias passada à Superintendência, vinha sendo usado para o consumo de drogas e a prática de atos sexuais. Na foto, a esquina onde o trailler funcionava ilegalmente. De acordo com o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, José Antônio dos Santos – Ed Murph, o imóvel não possuía licença para o funcionamento como trailler e estava localizado em espaço público, o que se constitui numa ocupação irregular. Estas irregularidades foram informadas à Superintendência pela Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura. Para a derrubada do imóvel, a superintendência contou com o auxilio da Secretaria Municipal de Obras que cedeu um trator destinado à demolição. O superintendente destacou a medida como uma ação preventiva de grande importância para garantir a segurança dos moradores, “que vinham se sentindo temerosos com a crescente movimentação de pessoas desocupadas no local”. - O trecho onde o trailler estava situado possui um movimento muito intenso de pessoas, e a preocupação dos moradores ocorria principalmente no período da noite. Ao longo dos últimos meses, segundo os próprios moradores, era crescente o número de pessoas estranhas que costumavam freqüentar o trailler abandonado – disse Ed Murph. Implantada pela Prefeitura de Resende, no começo deste ano, a Superintendência Municipal de Ordem Pública tem como objetivo trabalhar em conjunto com segmentos organizados da sociedade na prevenção da violência – antes da implantação da Superintendência, o trabalho na área de segurança dentro do âmbito municipal era coordenado pela extinta Diretoria de Ordem Pública. Entre as ações preventivas já realizadas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) no setor estão o lançamento da Campanha Viva Sem Drogas; a formação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública no Médio Paraíba; a inclusão de Resende no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania); a chegada de novas viaturas para a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros (a Prefeitura solicitou ao Governo do Estado o envio dos veículos); a reabertura do IML (Instituto Médico Legal); a melhoria dos programas de atendimento aos dependentes químicos; a realização de cursos de capacitação dos guardas municipais; o Iº Seminário Municipal Sobre Segurança Pública, que contou, inclusive, com a presença do secretário estadual de Segurança, José Beltrame; e a retomada do trabalho do GGIOP (Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública), um dos segmentos do Plano Municipal de Ordem Pública. - É sempre bom lembrar que a administração do prefeito José Rechuan não se acomoda diante do argumento de que a segurança pública representa uma responsabilidade do Estado. A Prefeitura vem trabalhando sobretudo em ações preventivas contra a violência, principalmente através de programas de inclusão social visando oferecer perspectivas de um futuro melhor aos nossos jovens e adolescentes. Temos a consciência de que desde o ano passado, o governo municipal vem fazendo muito dentro da área de segurança pública – detalhou Ed Murph.
Palavras chaves: SEGURANÇA