Obras e Serviços Públicos

05/07/2012

Iluminação e infraestrutura da Avenida Francisco Fortes Filho serão entregues à população nesta sexta

Avenida ganhou ciclovia e pista de caminhada

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende inaugura nesta sexta-feira, dia 06 de julho, às 16 horas, as obras de infraestrutura e iluminação da Avenida Francisco Fortes Filho, que liga a ponte do Acesso Oeste à Estrada Resende-Riachuelo, na região da Grande Alegria. Na mesma ocasião, o prefeito José Rechuan e o presidente da Câmara Municipal, vereador Kiko Besouchet, vão homenagear o ex-prefeito de Resende, José Marco Pineschi, dando seu nome à ponte que liga a avenida à Rodovia Presidente Dutra, uma indicação de Kiko.

O volume de recursos destinados à realização destas obras foi de R$ 2,5 milhões em recursos próprios da Prefeitura, mas a avenida recebeu ainda um investimento de R$ 7,5 milhões do Governo do Estado, por meio do DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), através do Programa Somando Forças, em obras de pavimentação e drenagem.

- A Prefeitura elaborou um projeto e solicitou ao Governo do Estado a pavimentação da via e fomos prontamente atendidos. Além da iluminação, a Prefeitura também realizou obras que contemplam o acesso aos bairros daquela localidade, que não estavam previstos no convênio com o Governo do Estado e ainda investiu na construção de calçadas, na sinalização e na iluminação da avenida - explicou o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada.

A Prefeitura implantou novas ruas laterais e revitalizou as já existentes para desafogar a avenida. A proposta era que ela ficasse liberada para que os motoristas possam entrar e sair de Resende com maior fluidez. Para isso, foram implantados corredores laterais para que os moradores dos bairros situados ao longo da via possam trafegar de um bairro a outro sem ter que acessar a Francisco Fortes Filho, o que só é feito quando os destinos dos motoristas são o Centro da Cidade ou a saída pela Rodovia Presidente Dutra.

- Dentro dessa etapa da obra, implantamos uma nova rua, com 300 metros de extensão, entre a Morada do Contorno e o Mirante da Serra. Além disso, as ruas laterais à via passaram por recapeamento, entre elas a Avenida Sergipe (Morada do Contorno); Avenida E (Jardim Aliança); Rua B (Morada da Montanha) e Rua Cinco (Mirante da Serra) - destacou Rubens Almada.

Só na parte de iluminação, a Prefeitura investiu cerca de R$ 520 mil para iluminar todos os três quilômetros de extensão da avenida, que ganhou um projeto específico da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, com 85 postes e 235 luminárias, deixando a via mais segura para os moradores, pedestres e motoristas. Para ciclistas, a Avenida Francisco Fortes Filho terá uma ciclovia, com cerca de dois quilômetros de extensão.

PAVIMENTAÇÃO - As obras de pavimentação da avenida foram iniciadas em 2010 e realizadas pela empresa TPK Terraplenagem - empresa vencedora da licitação realizada pelo DER-RJ. Foram pavimentados os três quilômetros da Avenida Francisco Fortes Filho, a partir da ponte próxima à Votorantim até a RJ-161. A via recebeu ainda serviços de drenagem.

Palavras chaves: OBRA