12/05/2009

Novo prazo agora vai até o dia 29 de maio

Idosos: Vacinação contra gripe é prorrogada

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, continuará realizando, até o dia 29 de maio, a vacinação contra a gripe em idosos que tenham 60 anos ou mais de idade. Aqueles que ainda não foram vacinados devem se dirigir a um dos postos da rede municipal de saúde, entre oito da manhã e cinco da tarde, de segunda a sexta-feira.

O prefeito José Rechuan (DEM), que abriu oficialmente a campanha de vacinação em Resende, no final do mês passado, no Centro de Saúde da Cidade Alegria (foto), reforçou nesta terça-feira, dia 12 de maio, o chamado aos idosos no sentido de que não deixem de procurar as unidades médicas para serem imunizados. Segundo ele, “a campanha se constitui numa medida preventiva de grande importância dentro da área da saúde pública”.

- O nosso governo tem demonstrado através de ações práticas todo o seu comprometimento com a qualidade de vida dos idosos, os quais formam um segmento importante da nossa sociedade. Uma das iniciativas concretas nesta direção foi o lançamento do Programa Terceira Idade Ativa, que vem oferecendo atividades recreativas e culturais em diversos bairros da área urbana. Quanto à vacinação contra a gripe, faço um apelo às pessoas que ainda não foram imunizadas. Compareçam a uma das unidades de saúde do município e recebam a dose da vacina contra a doença. Esse gesto significa uma demonstração grandiosa de amor pela vida – disse o prefeito.

Os idosos que não puderem se deslocar até um dos locais de vacinação tem a opção de receberem o serviço em suas próprias casas, bastando para isso que os seus familiares informem a situação ao posto de saúde mais próximo ou entrem em contato com o Programa Municipal de Imunização pelo telefone 3360-0034.

Até o momento foram vacinados 7.600 dos 13.440 idosos cadastrados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no município de Resende. A prorrogação é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que constatou que a meta de vacinação estipulada não foi alcançada no país. A expectativa é de que o até o dia 29 o número de idosos imunizados em Resende chegue a 10.752.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, Lúcia Albuquerque, enfatiza que “a prorrogação do prazo da campanha foi muito importante, pois certamente vai possibilitar o alcance da meta em Resende”. Ela lembrou também que a procura pela vacina não deve ser uma iniciativa somente dos idosos: “É preciso que a família também se conscientize da importância da vacinação”, disse a coordenadora.

Palavras chaves: SAÚDE