Indústria e Comércio

Em menos de dois anos, cerca de 400 idosos já foram formados

Idosos: Prefeitura abre inscrições para novas turmas do curso de informática

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Superintendência Especial de Eventos e Integração da Prefeitura anunciou hoje a abertura de inscrições para a formação de novas turmas do curso de informática oferecido às pessoas com mais de 50 anos, através do Programa Terceira Idade Ativa.

O programa é uma das ações de inclusão social para os idosos realizada deste o primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (DEM).

As inscrições já podem ser feitas em qualquer um dos 20 pólos do Terceira Idade Ativa espalhados em várias regiões do Município ou diretamente na sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil), onde as aulas de informática acontecem. A UAB se localiza na Rua Padre Marques 68, próximo ao prédio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Desde 2009, cerca de 400 idosos já foram formados pelo curso de informática (foto). Para fazer suas matrículas, os interessados devem apresentar apenas a carteira do Programa Terceira Idade Ativa ou qualquer documento de identificação.

As vagas são abertas não apenas às pessoas cadastradas no programa, mas também a qualquer cidadão acima de 50 anos, e que seja alfabetizado.

Segundo a coordenadora do programa, Fabiane Soares da Silva, na sede da UAB, as inscrições poderão ser feitas de terça-feira a sexta-feira, no horário de 8h30m às 12h30m, e também na sexta-feira, no turno da tarde  (13 às 17 horas), diretamente com o professor Felipe.

A previsão é de que em 2011 mais cem idosos participem das aulas do curso de informática.

Implantado há dois anos pela Prefeitura de Resende, o Programa Terceira Idade Ativa, que estava em recesso desde dezembro, recomeça as atividades nesta segunda-feira com a participação de 1.300 idosos. Além da ginástica, que acontece diariamente nos pólos e no Parque das Águas, os moradores cadastrados participam de passeios e palestras com psicólogos e nutricionistas. Eles ainda têm acesso a consultas com um clínico geral toda terça-feira à tarde. Nos casos das palestras, elas são realizadas três vezes por ano (de quatro em quatro meses).

Palavras chaves: TERCEIRA IDADE ATIVA