01/06/2009

Atividades marcam Semana do Meio Ambiente em Resende

Idosos fazem visita à Estação de Tratamento da Baixada da Olaria

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Quinze idosos do Programa Terceira Idade Ativa, projeto que oferece atividades esportivas, recreativas e culturais em vários bairros da cidade, visitaram na manhã desta segunda-feira, dia 01º de junho, as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto da Baixada da Olaria, dentro do projeto denominado Visita Orientada. O projeto é desenvolvido pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) e representa uma das atividades da programação da Prefeitura em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

De acordo com o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezi, “o projeto Visita Orientada tem oferecido à população a oportunidade de conhecer pontos turísticos e serviços importantes para a preservação ambiental”. No caso da ETE da Baixada da Olaria, os idosos foram informados sobre como é feito o tratamento de esgoto proveniente de 22 bairros da cidade, a maioria deles localizada na Grande Alegria.

- A preservação do meio ambiente é dever de todos para o bem das futuras gerações. A Prefeitura de Resende vem fazendo sua parte, desenvolvendo, através da AMAR, ações que promovam um maior comprometimento da população com a preservação ambiental. Este trabalho vem sendo apresentado à comunidade e certamente vai contribuir para uma conscientização cada vez maior do cidadão na área do meio ambiente – explicou Fontanezi.

Acompanhado pelo técnico em saneamento Denílson Firmínio Gomes, da empresa Águas das Agulhas Negras, o grupo de idosos conheceu todo o processo de tratamento do esgoto da unidade. Entre as informações passadas aos idosos, eles souberam, por exemplo, que a estação da Baixada da Olaria trata 97 por cento do esgoto da região. Já o percentual de esgoto tratado em todo o município chega a 54 por cento. Durante a visita à unidade, os idosos foram informados de que este índice poderá chegar a 60 por cento devido à inauguração do Residencial Monet. A entrega da obra está prevista para dezembro.

Dando continuidade ao programa de Visitas Orientadas, nesta terça-feira, um grupo de moradores do Município irá ao Parque Nacional do Itatiaia. Durante a semana haverá ainda visitas ao Horto Municipal, ao Aterro Sanitário e ao Morro da Torre. A programação da Semana do Meio Ambiente em Resende prevê os seguintes eventos, a partir desta terça-feira:

Terça-feira (02/junho)

* 8h às 12h – Visita Orientada ao Parque Nacional do Itatiaia

* 14h – Visita Orientada ao Horto Municipal

* 19h (em diante) – Cine Clube (Parque das Águas): Exibições do curta metragem “Think Again” e do longa metragem “Saneamento Básico”

Quarta-feira (03/junho)

* 9h às 11h – Visita Orientada ao Morro da Torre

* 14h às 16h - Visita Orientada ao Morro da Torre

* 19h (em diante) - Cine Clube (Parque das Águas): exibições do curta metragem “Itatiaia Vista por Dentro” e do longa metragem “Camelos Também Choram”

Quinta-feira (04/junho)

* 8h às 12h – Visita Orientada ao Aterro Sanitário e ao Galpão de Triagem

* 14h às 16h – Visita Orientada ao Horto Municipal

* 19h (em diante) – Show musical na Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), em frente ao Parque das Águas, com as bandas Nave Mãe, Pé de Jaca Blues Band e Monsenhor Fé

Sexta-feira (05/junho)

* 8h às 12h - Mutirão de Limpeza da Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira Rio), no trecho entre o areal da Nova Liberdade e o Parque Zumbi, atrás do CCRR.

* 14h às 16h – Visita Orientada ao Horto Municipal

* 19h (em diante, no Parque das Águas):

– Mesa: Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos no Médio Paraíba

- Show com Malu Rocha no Parque das Águas

- Exposição de fotografias e esculturas de artistas da região

Sábado (06/junho) – Artecologia no Parque das Águas

* 8h às 12h – Oficinas Sócio-ambientais

Exposição de esculturas do artista Jorge Brito

Peças confeccionadas com materiais recicláveis

* 19h (em diante) – Show Musical na Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira Rio), em frente ao Parque das Águas, com Rogério Valente Jazz Quartet e Aniceto Jazz Band.

No dia 25 de junho haverá o I Workshop da Agenda 21 Local de Resende, às 19 horas, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), localizada em frente ao Parque de Exposições, no bairro Morada da Colina. O evento marcará o encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente em 2009.

Palavras chaves: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL