11/05/2011

Idosos do Programa Terceira Idade Ativa recebem orientações sobre a pressão alta

Exercícios físicos: uma das medidas de prevenção contra a doença

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Para conscientizar ainda mais a população sobre a prevenção e o tratamento contra a hipertensão arterial, a Diretoria de Educação em Saúde da Prefeitura vem realizando palestras cujo público alvo são os participantes do Programa Terceira Idade Ativa, que é desenvolvido de forma integrada entre as secretarias municipais em quase 20 comunidades das áreas urbana e rural do Município. De acordo com a diretoria de Educação em Saúde, Cristina Rosadas, o foco inicial é a terceira idade, mas a meta é levar as palestras também aos estudantes da rede municipal, por meio de um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação do Município. Quase cem integrantes do Terceira Idade Ativa nos bairros Cidade da Alegria, Morro do Cruzeiro e Vila Vicentina já participaram das palestras ministradas pela coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá e enfermeira do Hospital Municipal de Emergência, Sarita Cesário Fodor. Durante as palestras, a enfermeira explica o que é a doença, e por que não se pode deixar de utilizar os medicamentos. Além disso, a Prefeitura exibe nestes encontros um filme sobre diabetes e distribui o folheto informativo do Ministério da Saúde com orientações sobre a doença. Segundo o material, quando a pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg, a pessoa é considerada hipertensa. Medir a pressão é a única forma de diagnosticar a doença e pessoas acima de 20 anos devem adotar este procedimento pelo menos uma vez por ano, mas se houver hipertensos na família, recomenda-se a aferição duas vezes ao ano. As pessoas devem ficar atentas, pois a pressão alta não apresenta sintomas, mas alguns podem ter dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, dor no peito e fraqueza. Para prevenir a doença, recomenda-se uma vida saudável, com a prática de atividades físicas, controle do peso, moderar o consumo de álcool, evitar o fumo, alimentos gordurosos e sal. Na foto, idosos do Terceira Idade Ativa realizam exercícios físicos no Parque das Águas.
Palavras chaves: PALESTRAS NOS BAIRROS