28/08/2009

Idosos de Resende participam de Festival Internacional de Corais

Evento acontece na cidade de São Lourenço

Idosos de Resende participam de Festival Internacional de Corais

Quarenta idosos residentes em Resende participam do IX Festival Internacional de Corais (Canta Brasil), que começou nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, e vai até o próximo domingo (30), na cidade mineira de São Lourenço. Os cantores de Resende fazem parte do coral do Programa de Atendimento ao Idoso do Município, uma das ações realizadas pela Prefeitura para cidadãos com mais de 60 anos de idade. Da região Sul Fluminense, Resende é único município a participar do festival, que este ano presta uma homenagem ao compositor e músico baiano Dorival Caymmi.

Segundo o coordenador da Linha de Atendimento ao Idoso da Prefeitura, Cristiano Gonçalves, essa é a primeira vez que os idosos de Resende participam do festival com as despesas pagas pelo poder público (transporte, hospedagem e alimentação). As atividades deste segmento são realizadas através de parcerias entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Os idosos que representam Resende no evento fazem parte dos Centros de Convivência e dos pólos de atendimento dos idosos. Os centros de convivência funcionam na Cidade Alegria (próximo ao bloco 5), Paraíso (Parque Paraíso) e Vila Julieta (Parque Tobogã). Já os dois pólos se localizam na Escola Municipalizada Júlio Verner (Vila Vicentina) e no salão da Igreja Católica do bairro Surubi Velho.

A programação do Festival Internacional de Corais em São Lourenço prevê apresentações do coral de Resende nesta quinta-feira, dia 27, às 20 horas, no Centro de Convenções do Hotel Guanabara; e amanhã (sexta-feira) e sábado, no Parque das Águas de São Lourenço, às 10 horas. Já neste domingo, dia 30, todos os corais farão uma apresentação conjunta de tributo a Dorival Caymmi.

Valorização – O prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou a importância da política de valorização dos idosos desenvolvida desde o começo do ano pela atual administração do município de Resende. Ele destacou o lançamento do Programa Terceira Idade Ativa, que está atendendo cerca de duas mil pessoas, em vários bairros da cidade, com atividades recreativas, esportivas, culturais e sociais.

Recentemente, a Prefeitura implantou uma academia de ginástica específica para as pessoas idosas, que funciona no Parque das Águas. Realizada no dia 11 de agosto, a cerimônia de entrega da academia contou com a presença do governador Sérgio Cabral Filho. Os equipamentos desta academia de ginástica foram comprados com recursos repassados pela UNIMED, parceira da Prefeitura neste projeto.

Palavras chaves: FESTIVAL INTERNACIONAL