07/03/2012

Idosos: aquisição de equipamentos para ginástica representa investimento de R$ 90 mil

Atividades são desenvolvidas na zona urbana e na área rural

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

instalação das academias de ginástica do Paraíso e da Cidade Alegria para o Programa Terceira Idade Ativa significou um investimento de aproximadamente mais R$ 90 mil em recursos municipais. O programa é coordenado pela Superintendência de Eventos e Integração do Município. Entre os equipamentos adquiridos para as duas unidades estão remadores, bicicletas, rodas de ombro, puxadores duplos, torres de elevação de braços e twish triplo.
As atividades do Programa Terceira Idade Ativa acontecem nas seguintes comunidades: Jardim Jalisco, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Paraíso, Fumaça, Vila Vicentina, Vila Julieta, Itapuca, Toyota, Manejo, Cidade Alegria, Surubi Velho, Surubi Novo, Nova Alegria, Morro do Cruzeiro, Morada da Felicidade, Engenheiro Passos e Campos Elíseos. O curso de informática para idosos é realizado em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).
Além das atividades físicas (foto), os idosos cadastrados recebem avaliações médicas; acompanhamento de uma nutricionista e de uma psicóloga e avaliações funcionais para registrar a evolução do aluno nas atividades.
Quinze professores de Educação Física, um fisioterapeuta e dois coordenadores formam a equipe de profissionais encarregada de acompanhar o desenvolvimento dos idosos no programa. No caso do acompanhamento médico, ele é realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Palavras chaves: VIDA SAUDÁVEL