11/02/2019

I PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE ACONTECE NA TERÇA, DIA 12

Evento será realizado no auditório da Casa dos Conselhos, no Lavapés, com início às 15h

I PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE ACONTECE NA TERÇA, DIA 12

Crédito: Gleisiane Carvalho

A I Pré-Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima terça-feira, dia 12, pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Resende (CMSR), acontecerá no auditório da Casa dos Conselhos, na Rua do Rosário, nº 45, no bairro Lavapés, com início às 15h.

De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Sérgio Alves Vieira, o objetivo principal do evento é promover debates com a participação da população, para viabilizar estudos de novas propostas para melhorias nas políticas públicas da área. A pré-conferência é aberta ao público.

Serão realizados três eventos do mesmo tipo, que antecedem a X Conferência Municipal de Saúde de Resende (COMSAUDE), com o tema “Democracia e Saúde – Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. O secretário de Saúde frisou que é importante a participação de membros das comunidades nos encontros para discutir a temática.

— Estamos nos preparando para elaborar propostas de melhorias no SUS (Sistema Único de Saúde) e no município. Por isso, precisamos avaliar a situação da cidade através de debates, para propor novas diretrizes no setor. As medidas servem para revisar e definir prioridades, estratégias, metas, planejamentos e ações para o próximo Plano Plurianual. O atual plano está vigorando desde 2018, e é válido até 2021. Também são realizadas conferências de saúde nos âmbitos estadual e nacional, com a finalidade de revisar o sistema de saúde – salientou, lembrando que o Conselho Municipal, que conta com 32 membros, fiscaliza o cumprimento da legislação vigente, entre outras atribuições.

A equipe do Conselho também tem o papel de estimular a participação comunitária no controle social. Desta forma, todos estão convidados a participar das três pré-conferências e da X COMSAUDE. A II Pré-Conferência ocorrerá no dia 26 de fevereiro, na Primeira Igreja Batista, localizada na Avenida Nova Resende, nº 369, no bairro Campos Elíseos, às 18h30. A III edição será no dia 12 de março, no salão da Comunidade Nossa Senhora da Paz, na Avenida das Amendoeiras, na Cidade Alegria, às 18h30.

Já a X Conferência Municipal está marcada para o dia 23 de março, de 8h às 18h, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), no Campo da Aviação. Para a X COMSAUDE, os interessados deverão se inscrever entre os dias 1º e 15 de março, no período de 13h às 17h, na sede do Conselho, na Avenida Marcílio Dias, 800, Anexo 2º piso, no Jardim Jalisco (no pátio do Hospital de Emergência).

Palavras chaves: Conferência