Assistência Social e Direitos Humanos

06/11/2019

I FÓRUM MUNICIPAL DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL SERÁ REALIZADO NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 8

Encontro acontecerá entre 13h e 17h30, no Espaço Z, situado na Avenida Doutor Gustavo Jardim, no Centro

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará nesta sexta-feira, dia 8, o I Fórum Municipal de Acolhimento Institucional. O evento, organizado pela Casa da Acolhida e pelo Programa de Acolhimento Institucional (Painc) Nossa Casa, acontecerá entre 13h e 17h30, no Espaço Z, situado na Avenida Doutor Gustavo Jardim, no Centro. O encontro, que é aberto ao público, terá como tema “Acolhimento Institucional e Boas Práticas”.

Às 13h, será dado início ao processo de credenciamento no local do fórum. A mesa de abertura contará com a presença do prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, da juíza de Direito da 2ª Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso de Resende, Camila Novaes Lopes, do promotor de Justiça da Infância e da Juventude de Resende, Afonso Henrique Reis Lemos Pereira, da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, e da consultora especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Janette Virgínia Gomes De Luca.

O cronograma inclui a palestra sobre “Projetos sociopedagógicos dos abrigos e a relação com a rede de atendimento”, ministrada pelo educador social e assistente social, Rodrigo Silva Lima, por volta de 14h10. O palestrante atua como professor na UFF (Universidade Federal Fluminense), além de ser mestre e doutor em Serviço Social pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Com currículo extenso, também é coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (Nudiss) e membro do grupo temático de pesquisa “Classes Sociais, Gerações e Serviços Sociais”, da Abepss (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social).

De 15h10 às 15h30, será aberto espaço para debate e perguntas. Entre 15h30 e 17h, haverá mesa para apresentação de dados relacionados às boas práticas, com a participação da coordenadora do Programa de Acolhimento Institucional de Porto Real (Casa Abrigo), Evandra Analiza Cândida, assistente social do Painc Casa da Acolhida de Resende, Ananda Gomes Garey, e do coordenador do Programa de Acolhimento Institucional de Vassouras (Casa Lar de Vassouras), Rafael Nunes. A partir de 17h, ainda será realizada outra mesa redonda. Depois, será o encerramento da programação com coffee break.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Primo, destacou que o público-alvo são os profissionais que atuam nos serviços de acolhimento institucional, lembrando sobre a importância do tema. “A entrada é franca. A primeira edição deste fórum buscará discutir políticas públicas para o exercício das boas práticas nos acolhimentos institucionais no município de Resende e nas cidades vizinhas. A interação com os outros municípios é importante para a troca de experiências na área e abrangência do assunto. Será abordada também sobre a questão do impacto dos projetos sociopedagógicos e a relação com a rede de atendimento, que viabilizam as boas práticas”, ressaltou.

Palavras chaves: Fórum; Acolhimento Institucional