11/03/2011

Aulas serão ministradas através de convênio entre Prefeitura e SENAC

Hotelaria e Práticas de Secretariado: mais 2 cursos para jovens carentes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Setenta jovens, na faixa etária de 12 a 17 anos, atendidos pelas quatro unidades do CRAS da Prefeitura (Centro de Referência de Assistência Social), serão beneficiados a partir da segunda quinzena deste mês por dois cursos de iniciação profissional.

São eles: Hotelaria e Práticas de Secretariado. As aulas vão ser ministradas através de um convênio assinado recentemente entre a Secretaria Municipal de Assistência Social com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Cada um dos cursos reunirá 35 alunos, sendo que as cargas horárias serão de 36 horas/aula (hotelaria) e 48 horas/aula (práticas de secretariado).

Os jovens selecionados fazem parte do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão dos Jovens), que é desenvolvido em Resende pelo CRAS, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal.

Para a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, a parceria voltada à realização dos dois cursos deve ser considerada mais uma ação da administração do prefeito José Rechuan (DEM) visando capacitar o segmento da juventude para o mercado de trabalho, “e amplia também as iniciativas implantadas no Município a partir de 2009 visando oferecer perspectivas de futuro às crianças, jovens e adolescentes da cidade”.

Os dois novos cursos representarão investimentos de aproximadamente R$ 20 mil. Os recursos são provenientes do montante repassado pelo Governo Federal à Prefeitura para custear as ações realizadas no Município pelo PROJOVEM, que oferece diversas atividades, entre elas ações educativas nas áreas de saúde, meio ambiente, esporte e cultura (foto).

Inicialmente será realizado o curso de Hotelaria, sendo que as aulas do curso de Práticas de Secretariado começarão logo depois.

- Uma das razões que levaram à escolha do curso de Hotelaria foi o grande potencial da cidade para o setor do turismo. O turismo representa hoje uma das atividades principais da economia. Acreditamos que, investindo neste segmento, estamos oferecendo uma grande oportunidade aos nossos jovens de conseguirem uma ocupação profissional no futuro. Praticamente o mesmo entendimento vale para a definição do curso de Práticas de Secretariado. Os jovens formados neste segmento com certeza vão aumentar suas chances de alcançar um trabalho nos estabelecimentos comerciais e de serviços. Tudo isso representa investimentos de grande alcance social – acrescentou Marly.
Palavras chaves: MERCADO DE TRABALHO