Resende

16° Min30º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

09/06/2020

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DE RESENDE GANHA NOVAS CAMAS ELÉTRICAS E POLTRONAS PARA ACOMPANHANTES DOS PACIENTES

Aquisição faz parte do processo de modernização da unidade hospitalar do município, que realiza mais de 9 mil atendimentos por mês

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DE RESENDE GANHA NOVAS CAMAS ELÉTRICAS E POLTRONAS PARA ACOMPANHANTES DOS PACIENTES

Crédito: Carina Rocha

O Hospital Municipal de Resende (HME) Henrique Sérgio Gregori, situado no bairro Jardim Jalisco, foi contemplado com 11 novas camas elétricas destinadas aos pacientes, além de 45 poltronas voltadas, principalmente, para o uso dos acompanhantes dos internados. A nova aquisição faz parte do processo de modernização da unidade hospitalar do município, promovido pela Prefeitura de Resende. As camas e as poltronas, que oferecem recursos especiais para a melhor acomodação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e de seus familiares ou cuidadores, já foram entregues ao HME, e estão sendo instaladas gradativamente.

 

As camas motorizadas vão compor dois cenários importantes do hospital: o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e a Sala Vermelha, que recebem os casos classificados graves e urgentes. Já as poltronas, que são dotadas de estofamento de boa qualidade e conferem mais conforto, estão substituindo as antigas existentes na Enfermaria e nos outros setores considerados necessários. Todo o material foi comprado a partir de processos licitatórios realizados antes do período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou quais são os benefícios das camas hospitalares elétricas para os pacientes mais debilitados.

 

— As camas elétricas adquiridas para o HME apresentam funções fundamentais, que podem ser acionadas dando mais agilidade aos atendimentos, além de conforto aos pacientes acamados e com mobilidade reduzida. Outra característica importante da cama motorizada é permitir autonomia ao paciente e um espaço de tempo maior para as atividades da equipe de enfermagem, que são intercaladas entre os leitos. Ao mesmo tempo que ajuda na evolução do tratamento de uma pessoa internada, a cama com mais recursos tecnológicos facilita o trabalho da equipe da unidade. A cama hospitalar necessita de articulações que proporcionem uma flexibilidade maior ao paciente e também segurança tanto para dormir quanto na hora de determinados procedimentos. Possui a capacidade de auxiliar no descanso, aumentando a possibilidade de posições. É uma grande vantagem o acionamento eletrônico da cama para a mudança do ângulo da cabeceira e das pernas, por exemplo, já que o equipamento oferece variadas inclinações; o profissional consegue movimentar com facilidade o paciente, que fica bem acomodado e tem seu bem-estar elevado. Vale lembrar que as grades protetoras das camas são reforçadas para evitar quedas. Este tipo de cama contribui para uma melhor circulação sanguínea nos membros inferiores, diminui dores musculares e edemas, previne problemas respiratórios e gastrointestinais, evita aspiração de líquido e secreção, entre outros fatores essenciais para a recuperação do internado. Cada detalhe para cuidar da saúde da população é sempre vista como uma prioridade para o governo municipal. As tarefas dentro do hospital são inúmeras e requerem total atenção da gestão pública, que vem buscando sempre melhorias, inclusive, em meio à pandemia do novo coronavírus – detalhou.

 

O prefeito destacou a importância de estabelecer um ambiente mais aconchegante aos acompanhantes dos pacientes internados, lembrando outros fatores que fazem parte da nova era do Hospital de Emergência.

 

— A principal missão do HME é salvar vidas. A unidade realiza mais de 9 mil atendimentos por mês, sendo referência em casos de emergência no Sul do Estado. O hospital vem recebendo uma reestruturação física com o programa ‘Revitaliza Resende’, desenvolvido pela Prefeitura. O Hospital da Criança Albert Sabin, o CTI, o Pronto-socorro, a Sala Vermelha e a Sala Amarela são resultados desta ampla transformação da estrutura. Com a pandemia, a unidade ganhou novo foco e passou por modificações devido aos casos do novo coronavírus, respeitando os protocolos de segurança. O HME também foi equipado com aparelhos médicos de última geração. O papel da Saúde Pública vai além da infraestrutura mais moderna e dos equipamentos médicos comprados, uma vez que o atendimento humanizado faz toda a diferença. Por isso, os profissionais de saúde do HME recebem capacitações constantemente, com o objetivo de formar uma equipe conhecedora de atualizações técnicas e especialista em vidas com os cuidados do acolhimento. Desta forma, as novas poltronas compõem este novo cenário que prioriza um conceito mais acolhedor, com uma equipe dedicada a amenizar o sofrimento e a dor daqueles que passam pela unidade.

Palavras chaves: Hospital De Emergência, Camas Elétricas, Poltronas, Acompanhantes, Modernização
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados