02/08/2019

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DE RESENDE GANHA BOMBA INFUSORA PARA EXAME DE ANGIOTOMOGRAFIA

Novo aparelho é pioneiro na unidade e agiliza atendimento aos pacientes internados com menor risco de exposição

Crédito: Arquivo PMR

O Hospital Municipal de Emergência (HME) Henrique Sérgio Gregori adquiriu mais um equipamento médico essencial para o funcionamento mais amplo da unidade. A bomba infusora destinada à realização de exame de angiotomografia chegou nesta terça-feira, dia 30, para compor a aparelhagem da sala de tomografia.

A angiografia por tomografia computadorizada, ou seja, angiotomografia, é um procedimento que permite a visualização das artérias e veias. O exame é fundamental para obter uma avaliação clínica mais detalhada, sendo possível diagnosticar problemas em todo o sistema circulatório, como aneurismas e obstruções dos vasos sanguíneos. Pioneiro no HME, o novo aparelho vai agilizar o atendimento aos pacientes internados, evitando expô-los ao risco de transferência.

O novo equipamento, avaliado em R$ 90 mil, foi comprado por meio licitatório a partir de recursos federais. Anteriormente, o exame era feito mediante autorização na rede privada de saúde, por intermédio de contrato. Médicos, a equipe de enfermagem e técnicos em radiologia estão passando por um treinamento para aprender uma série de protocolos de manuseio da bomba infusora.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz explicou que a aquisição do aparelho faz parte do processo de modernização do hospital. “Estamos avançando cada vez mais com a aquisição de novos aparelhos, reforma geral do HME e valorização dos profissionais. Recentemente, por exemplo, funcionários do hospital foram capacitados para o uso do novo aparelho de ultrassonografia (USG) portátil com módulo cardíaco, vascular e geral. A unidade já foi equipada também com o aparelho de videolaringoscopia, que ajuda no procedimento emergencial de intubação traqueal. No começo deste ano, o HME ainda recebeu um aparelho de USG de última geração, com recursos tecnológicos avançados, que foi encaminhado ao CDI (Centro de Diagnóstico de Imagem). A bomba infusora é utilizada para exames que precisam de contraste, quando o paciente é submetido ao tomógrafo”, salientou.

O secretário de Saúde, Tande Vieira, lembrou quais são os benefícios de uma bomba infusora própria na rede pública municipal de saúde de Resende. “Com a realização de exames de angiotomografia dentro do hospital, reduzimos o risco do transporte de pacientes em estado grave. O procedimento será mais rápido para a detecção de aneurismas, embolia pulmonar, obstruções arteriais, entre outros diagnósticos”, destacou, reforçando que o equipamento próprio gerará economia aos cofres públicos.

Desde o dia 21 de janeiro deste ano, o HME passa por uma grande reforma pelo programa “Revitaliza Resende”. No dia 5 de abril deste ano, foi reinaugurado o Hospital da Criança Albert Sabin, ala infantil do Hospital de Emergência, que durou aproximadamente dois meses e meio.

Palavras chaves: HME