02/07/2019
HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DE RESENDE CELEBRA ‘DIA DO HOSPITAL’ COM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS
No atual governo, unidade foi contemplada com valorização dos profissionais e infraestrutura mais moderna
Crédito: Arquivo PMR
O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, situado no bairro Jardim Jalisco, comemora nesta terça-feira, dia 2 de julho, o Dia do Hospital com muitas conquistas para o município de Resende. Desde o dia 21 de janeiro deste ano, a unidade hospitalar passa por uma grande reforma pelo programa “Revitaliza Resende”.
No dia 5 de abril deste ano, foi reinaugurado o Hospital da Criança Albert Sabin, ala infantil do Hospital de Emergência, que durou aproximadamente dois meses e meio. Para as obras de revitalização e modernização do Hospital de Emergência, Hospital da Criança e CTI (Centro de Tratamento Intensivo), realizadas por uma empresa especializada contratada a partir de licitação, estão sendo investidos R$ 1.026.799,06.
As obras do Albert Sabin – que funciona desde 2012 e atende uma média de 100 crianças (com faixa etária de 0 a 12 anos) por dia – foram concluídas no dia 4 de abril. A ala infantil foi a primeira etapa finalizada da reforma geral do Hospital de Emergência. No decorrer dos trabalhos, houve revisão do sistema elétrico e dos aparelhos de ar-condicionado, troca de piso para porcelanato, pintura geral, colocação de barras de segurança para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência e adequação dos gases medicinais, de acordo com critérios da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Além disso, a ala infantil passou por uma renovação de equipamentos. Foram adquiridos novos chuveiros, fraldário, camas, cadeiras de rodas e de banho e novos televisores de LCD, de 32 polegadas, para a enfermaria e a recepção. Ainda foi projetado um novo jardim na área externa da ala.
De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o Hospital de Emergência – que foi inaugurado em 1994, e atende em média nove mil pacientes mensalmente – está sendo totalmente reformado.
— Após a ala infantil, os trabalhos nas demais áreas da unidade avançaram, dentre eles: colocação de porcelanato no CTI e pintura geral, além da revisão necessária das partes elétrica e hidráulica, que aconteceu em momento anterior. A recepção já está pronta, faltando apenas alguns retoques de acabamento. O CTI, que é o coração do hospital, ganhou atenção especial com cobertura de laje impermeabilizada e execução do telhado. O Centro também já teve o piso de concreto armado e o contrapiso refeitos, para a instalação do revestimento de porcelanato. Em breve, o CTI receberá nova pintura. Já temos 60% dos corredores concluídos com piso de porcelanato e pintura. Também contamos com um novo ambiente de espera, que foi submetido aos serviços de fechamento de paredes em alvenaria, emboço, colocação de novas esquadrias em vidro temperado, forro de gesso, piso de porcelanato e pintura – explicou.
O prefeito complementou que a Saúde é uma das prioridades do governo. “Estamos progredindo em todas as áreas da saúde, com nova estrutura das unidades, aquisição de importantes aparelhos médicos na rede pública municipal e cursos de capacitação para os profissionais promoverem um atendimento humanizado”, frisou.
Durante a reforma do hospital, a entrada de visita foi modificada para a recepção do Pronto Socorro, enquanto o CTI foi transferido para a ala de repouso feminino. Posteriormente, as obras vão se concentrar no Pronto Socorro, setor de repouso, consultórios e enfermaria.
O secretário de Saúde, Tande Vieira, pontuou sobre outras melhorias feitas no Hospital Municipal, que é referência em atendimentos de emergência no Sul do Estado.
— Na atual gestão, passamos a oferecer cirurgias de artrodese de coluna e de próteses de fêmur e de joelho. Contratamos ainda uma empresa especializada em serviços de limpeza e higienização. Trocamos o sistema de iluminação para LED, que é mais eficiente e econômico. Damos um conforto a mais com a rede de wi-fi gratuita nas dependências da unidade. Podemos acrescentar a preocupação em manter a segurança com a aquisição de novos extintores de incêndio. Construímos uma nova farmácia. Vale lembrar que o Hospital de Emergência ainda contará com uma nova subestação de energia, além da antiga recuperada; este processo está em fase de conclusão. Estamos investindo em cursos nos mais diversos setores, tais como: manutenção; enfermagem; e técnico farmacêutico. A equipe da recepção será contemplada com um curso de capacitação em informatização em agosto – acrescentou.
As Comissões em Educação Permanente e de Humanização têm realizado, constantemente, palestras que visam à valorização dos servidores da unidade hospitalar.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS E AMPLIAÇÃO DOS ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
Este ano, o Hospital de Emergência ganhou um importante aliado para o procedimento emergencial de intubação traqueal: o aparelho de videolaringoscopia. O equipamento pioneiro na unidade está preparado para uso em possíveis casos de emergência, no centro cirúrgico. O procedimento com videolaringoscopia é realizado em situações de difícil acesso às vias aéreas, com objetivo de salvar vidas. O aparelho de uso restrito foi comprado por meio de recurso de emenda federal, avaliado em R$ 32 mil.
Outras aquisições também fazem parte do processo de modernização do hospital, são elas: focos cirúrgicos de LED; monitores multiparâmetros; ventiladores pulmonares; desfibrilador; camas elétricas; máquina de lavar hospitalar; secadoras hospitalares; aparelho de Raio-X portátil; CR digitalizador de imagens radiográficas; mesas cirúrgicas; focos cirúrgicos móveis; eletrocardiógrafo; ultrassom portátil; autoclave; carrinho de curativo; lavadora ultrassônica; bisturi elétrico, biombos, cadeiras de rodas tipo adulto, cadeiras de banho; e cama mecânica.
Outro fator relevante é o reforço das equipes médicas. A ala de Ortopedia passou a contar com dois profissionais da equipe presencial durante 24 horas; anteriormente, ocorria apenas no período do dia. Na atual administração, especialistas em Ginecologia começaram a integrar a equipe de sobreaviso também, todos os dias da semana. Para dar assistência aos pacientes internados, estavam disponíveis as especialidades: Clínica Médica; Pediatria; Cirurgia-Geral; Ortopedia; Cardiologia; Cirurgia Torácica; Nefrologia; Urologia; e Intensivista (médico de CTI). Agora, foram incluídas as seguintes especialidades no quadro: Pneumologia; Infectologia, Reumatologia; e Neurologia.
Outro ponto importante verificado foi o grande aumento no índice de cirurgias eletivas. Para se ter uma ideia, no passado, eram realizadas no máximo 20 cirurgias eletivas por mês; no dias atuais, são em média 15 por semana. Desta forma, além de um anestesista de plantão 24h para casos de emergência, há um especialista para as cirurgias de rotina, entre segunda e sexta-feira. São realizadas cirurgias eletivas nas seguintes áreas: Urologia; Cirurgia-Geral; Ortopedia; Cirurgia Pediátrica; Otorrinolaringologia Pediátrica; Neurocirurgia; Cirurgia de Cabeça e Pescoço; e Cirurgia Vascular.
SAÚDE EM FOCO
Diogo Balieiro relembrou outras ações de destaque na Saúde. “Em janeiro deste ano, entregamos a segunda etapa da Nova Santa Casa, que foi completamente revitalizada. Até o momento, o nosso governo já reformou sete postos de saúde, que são: as Unidades de Saúde da Família (USFs) Morro do Cruzeiro, Novo Surubi, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Capelinha e Vicentina/Santo Amaro e o Módulo de Saúde da Família da Vargem Grande. Aos poucos, com gestão, honestidade e comprometimento, construímos uma nova Resende”, ressaltou.
Palavras chaves: Dia Do Hospital; Hospital De Emergência