01/09/2010

Hospital de Emergência tem novo diretor geral

Responsável pelo Programa Cárie Zero, João Marcos Mattos assume Fundação Hospitalar

Hospital de Emergência tem novo diretor geral

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Nesta semana, o prefeito José Rechuan (DEM) confirmou o nome do dentista João Marcos Mattos como novo diretor geral da Fundação Hospitalar de Resende, entidade mantenedora do Hospital Municipal de Emergência. João Marcos, que desde janeiro do ano passado trabalhava como diretor de saúde bucal da Prefeitura, vai acumular as duas funções.

O médico Mauro Frulane, que ocupava o cargo de diretor da Fundação, pediu desligamento. Já a diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Nicole Sterblitch, desempenhará também a função de diretora técnica do Hospital de Emergência, em substituição ao médico José Roberto Storleman.

Durante sua gestão no hospital, Mauro Frulane implantou ações consideradas importantes pelo prefeito para a melhoria do atendimento na unidade, como o Acolhimento com classificação de risco e a assinatura de convênios com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e a UniFOA (Universidade Osvaldo Aranha). O convênio entre a INB e a administração municipal se destina à manutenção de um leito do CTI. Já a parceria com a UniFOA garante a participação de internos do curso de Medicina no hospital sob o acompanhamento de médicos da unidade. Outra ação coordenada por Frulane foi a realização de serviços de melhorias em algumas instalações, através de parcerias com segmentos organizados da sociedade.

João Marcos (na foto, em pé, discursando) adianta que assume a função com a proposta de melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão no Hospital de Emergência, inclusive ampliando os serviços voltados à melhoria das instalações físicas da unidade.

Ele recebeu ainda do prefeito José Rechuan (DEM) a determinação de fortalecer o relacionamento com os servidores da instituição, dentro da proposta da atual administração do Município de valorizar cada vez mais o funcionalismo público.

- Sei que existem muitas pessoas na instituição comprometidas em oferecer um bom atendimento à população no Hospital de Emergência, o que aumenta minha responsabilidade no cargo. Nosso trabalho será todo voltado em oferecer o atendimento de qualidade a que a população tem direito, e merece - afirmou João Marcos.

Na diretoria de Saúde Bucal da Prefeitura, João Marcos conseguiu a partir de janeiro do ano passado conquistas importantes para a saúde pública em Resende. Em abril passado, Resende foi considerado o melhor município na área no estado do Rio de Janeiro pelo Prêmio Brasil Sorridente, do Conselho Federal de Odontologia. A Prefeitura ficou ainda em quinto lugar na competição federal, dentro da categoria de 50 mil a 300 mil habitantes.

O Programa Cárie Zero, cuja implantação na rede municipal de ensino João Marcos coordenou em março de 2009, teve influência direta na escolha de Resende entre as melhores ações de saúde bucal no país e no Estado do Rio de Janeiro.

Além de alunos das escolas municipais, o Cárie Zero já beneficiou também crianças nas creches da Prefeitura e gestantes atendidas pelo Programa Saúde da Família. Em pouco mais de um ano, o programa  eliminou a cárie em seis escolas. O atendimento acontece atualmente em 26 unidades de ensino da Prefeitura, totalizando seis mil crianças beneficiadas.

Palavras chaves: SAÚDE