Desenvolvimento Rural

08/07/2014

Horta da Casa da Amizade recebe orientações técnicas da Secretaria de Agricultura

Recurso obtido com a venda das hortaliças é revertido para a instituição

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária firmou uma parceria com a Casa da Amizade de Resende para a prestação de apoio técnico-agrônomo da horta mantida pela instituição. A Casa da Amizade é uma instituição filantrópica com mais de 60 anos de existência, mantida pelo Rotary Clube de Resende. Junto com o fornecimento de mudas de hortaliças variadas, a parceria oferece orientações no preparo e adubação do solo, entre outras técnicas de plantio.

De acordo com o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Rodrigo Correia, a horta ocupa uma área de cerca de 100 metros quadrados. No local são cultivados alface, chicória, espinafre, rúcula, berinjela e repolho. Toda a produção de hortaliças é vendida no local e os recursos são revertidos para a manutenção da creche da instituição que atende cerca de 120 crianças.

Além da parceria com a Casa da Amizade, a Secretaria de Agricultura e Pecuária vem desenvolvendo um programa de apoio em hortas comunitárias. Através deste acompanhamento e uma série de cursos voltados à qualificação, famílias de pequenos produtores também têm tido a oportunidade de aumentar a sua renda mensal com a venda da produção.

- As famílias que participam do nosso programa de apoio técnico têm tido um retorno enorme na sua produção e, consequentemente, na sua renda. Estes produtores estão tendo a oportunidade de vender em locais de grande circulação de pessoas como a feira sertaneja ou para grandes estabelecimentos da cidade como hortifrutis e supermercados - destaca Correia.

Atualmente, a secretaria presta ainda apoio técnico a 11 famílias responsáveis pela horta comunitária do Bairro Vila Isabel. As hortas do Centro de Educação Infantil Maria das Dores de Almeida Duarte - CEMEI Dona Lili, no bairro Morada do Contorno, e da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim, na Cidade Alegria, também têm o cultivo orientado por técnicos da secretaria.

Palavras chaves: AGRICULTURA