Desenvolvimento Rural

13/09/2019

HIPISMO, PROVAS DE TAMBOR, BALIZA E ATIVIDADES PARA CRIANÇAS SERÃO ATRAÇÕES NA EXAPICOR 2019

Competições poderão ser conferidas nos dias 28 e 29 de setembro e 5 e 6 de outubro

Crédito: Gleisiane Carvalho

Restando poucas semanas para a maior festa da região sul-fluminense, a Prefeitura de Resende segue revelando as mais variadas atrações que vão agitar os visitantes da Exapicor 2019. Para quem é fã de esportes e atividades praticadas com cavalos, a edição este ano contará com provas de Hipismo, Baliza e Tambor, nos dias 28 e 29 de setembro e 5 e 6 de outubro. Além disso, haverá gincana e atividades voltadas para o público infantil, nestas mesmas datas.

De acordo com a organização do evento, todas as modalidades esportivas serão disputadas por três categorias, sendo elas: Adulto (acima de 16 anos), Junior (dos 11 aos 16 anos) e Mirim (abaixo de 11 anos). Como premiação, todos os três melhores colocados de cada categoria receberão um troféu pelo desempenho. A gincana, feita somente com brincadeiras envolvendo montaria, acontecerá para o público infantil nos horários de trégua entre as competições.

- Os cavaleiros e amazonas de todas as idades treinam durante muito tempo para alcançar o alto desempenho no esporte. A Exapicor, pela estrutura e pelo grande número de pessoas que atrai, é uma grande oportunidade para mostrarem o talento e as qualidades. Em especial, as crianças, que desde muito pequenas já se aventuram pelas modalidades e desenvolvem um amor pelo esporte e pelos animais - destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien.

As inscrições, para quem deseja competir em alguma das modalidades, será feita no local das provas, no dia do evento. Cada competidor, portanto, deverá levar seu animal pouco antes do início das disputas.

Conheça as modalidades

A 'Prova dos Três Tambores' alia agilidade e coordenação entre competidor e cavalo. A prova tem como objetivo contornar os três tambores vazios dispostos em forma de triângulo na arena. A contagem do tempo é feita a partir do momento em que o focinho do cavalo do competidor passa pela linha de partida. Ganha o competidor que fizer a prova com perfeição e no menor tempo.

No 'hipismo', vários cavaleiros apresentam suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento, considerando harmonia, precisão e resistência dos competidores durante as provas, compostas por variados tipos de obstáculo.

Já a 'Prova das 6 balizas' é uma competição de precisão ao cronômetro, na qual o vencedor será o que fizer o percurso em menor tempo. Nesta prova, seis balizas são colocadas em linha reta, perpendicularmente a linha de partida/chegada. O concorrente poderá iniciar a prova passando a direita ou à esquerda da linha da baliza e obedecer ao diagrama correspondente à entrada escolhida.

Palavras chaves: Hipismo; Provas De Tambor; Atividades Infantis; Exapicor 2019