Resende

20° Min32º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

13/12/2023

HEMONÚCLEO DE RESENDE INCENTIVA DOAÇÕES ATRAVÉS DA CAMPANHA DE ‘NATAL SOLIDÁRIO’ 

O objetivo é estimular a população a doar sangue e manter o estoque da unidade em dia 

HEMONÚCLEO DE RESENDE INCENTIVA DOAÇÕES ATRAVÉS DA CAMPANHA DE ‘NATAL SOLIDÁRIO’ 

Crédito: Raimundo Brasil

O Hemonúcleo irá realizar a campanha do Natal Solidário no dia 15 de dezembro, das 8h até 13h, na unidade do Hemonúcleo de Resende anexo ao Hospital de Emergência, localizada na Av. Marcílio Dias, 800 - Jardim Jalisco. Não será necessário agendamento prévio, basta chegar à sede dentro do horário. 

- O objetivo da campanha é reforçar a importância de manter as doações de sangue durante o período de festas e férias e manter o estoque organizado, sem baixa no nível. Para quem puder comparecer, a unidade atende de segunda a sexta, de 08h às 11h - explica a coordenadora do Hemonúcleo, Antônia Luciana Pereira de Souza. 

Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo portando documento oficial com foto. É importante que o voluntário não esteja em jejum, apresente bom estado de saúde, esteja descansado, tenha entre 16 e 69 anos de idade e pese mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos, só poderão realizar a doação mediante a autorização de um responsável. No caso de idosos com mais de 60 anos, é necessário que não seja a primeira doação. 

Vale destacar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Assim que a doação é feita, a bolsa de sangue passa por uma etapa de fracionamento que separa o sangue em quatro partes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado (que é um concentrado de proteínas). Cada uma dessas partes separadas pode ser direcionada para quem está precisando no momento, de acordo com a condição de saúde. Pessoas que estão passando por intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, são as que mais precisam desse cuidado e ajuda.

Palavras chaves: Natal Solidário; Doação
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados