22/02/2011
    Hemonúcleo faz campanha para aumentar estoque de sangue no carnaval
    Número de doadores caiu nas últimas semanas
    
    
         
                Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
             
         O Hemonúcleo Municipal  (Núcleo de Hemoterapia de Resende) iniciou esta semana uma campanha com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para o carnaval, período no qual a procura pela unidade costuma aumentar devido à necessidade de transfusões provenientes da ocorrência de acidentes, que normalmente também apresentam um aumento nesta época do ano.
 Segundo o coordenador do Hemonúcleo, o médico hematologista Paulo Marcos Faria, “a situação do órgão é crítica”. Isso porque, nas últimas semanas, o número mensal de doadores caiu de 230 para 160. 
         - Estamos com carência em todos os tipos sanguíneos.  Só para se ter uma idéia, temos no estoque apenas quatro bolsas do sangue A+. A situação nos preocupa ainda mais porque atendemos hospitais de outros municípios – explica o coordenador.
           Estão aptos para doar sangue os homens e as mulheres com idade entre 18 e 65 anos, com peso acima dos 50 quilos. A orientação para os doadores é não estar em jejum no dia da coleta, evitando também o consumo de bebida alcoólica e alimentos gordurosos nas 24 horas anteriores à doação.
       Caso o doador esteja fazendo uso de algum medicamento, o mesmo deverá conversar com o médico, que fará uma avaliação prévia antes de autorizar a doação.
         No dia da doação é necessária a apresentação de um documento oficial, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Todos os doadores passam por avaliações e fazem, gratuitamente, um exame completo para indicar a existência de possíveis doenças transmissíveis pelo sangue. Vinte dias depois, ele recebe uma carteira com a sua classificação sanguínea.
         - Os homens podem fazer a doação de quatro em quatro meses. Já as mulheres, o intervalo é de três em três meses – acrescentou Paulo Marcos.
 O Hemonúcleo de Resende funciona de segunda a sexta-feira, em um prédio ao lado do Hospital Municipal de Emergência. Os horários estabelecidos para a doação de sangue são os seguintes:  7 às 10h45m e 13 às 15 horas.
  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3381-4834. 
  
    	
	 	
    
        
                    Palavras chaves: CHAMADO À POPULAÇÃO