16/02/2009

Hemonúcleo faz campanha para aumentar estoque de sangue

Secretaria de Saúde realizará campanha educativa no carnaval

Hemonúcleo faz campanha para aumentar estoque de sangue

Crédito: Arquivo ACOM/PMR

Com a campanha Seja um super herói – Doe Sangue, o Hemonúcleo de Resende espera reforçar o estoque de sangue para o período de carnaval. Segundo a assistente administrativa da unidade, Dalva Helena de Almeida, o estoque existente hoje está abaixo do normal.

- Nos meses de janeiro e fevereiro as doações são fracas, devido ao período de férias e agora no carnaval aumenta o risco de acidentes, porque as pessoas viajam e o consumo de bebida alcoólica costuma ser maior - disse Dalva.

O Hemonúcleo de Resende atende todos os hospitais públicos e privados do município, além das unidades médicas de Itatiaia, Porto Real e Quatis. Segundo Dalva, a campanha vai acontecer até a sexta-feira desta semana e os doadores devem ir até o Hemonúcleo, que funciona no Hospital Municipal de Emergência, de segunda à sexta, das 7 às 11 horas e de 13 às 15 horas.

Dalva ressaltou que, a pessoa que doar sangue uma vez, não precisa doar sempre. Ela explica também que o homem que doar sangue hoje, por exemplo, deve esperar três meses para voltar a doar. Já a mulher só pode fazer uma nova doação depois de quatro meses.

DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida vai distribuir cerca de 12 mil preservativos masculinos durante o carnaval. Ao mesmo tempo, os foliões vão receber um folheto com informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a importância do sexo seguro. Este ano a campanha do Ministério da Saúde traz como tema Bloco da Mulher Madura.

Segundo a auxiliar administrativa do programa DST/AIDS do Município, Vera Lúcia dos Santos Almeida, todos material será distribuído em locais onde serão realizados eventos carnavalescos, como Visconde de Mauá, Vila da Fumaça, Cidade Alegria e no Centro da cidade, principalmente na Avenida Gustavo Jardim, onde haverá desfiles dos blocos carnavalescos e o show com o sambista Nego, da Escola de Samba Império Serrano, do Rio de Janeiro. Uma das atrações principais do carnaval de Resende deste ano, o show acontece na terça-feira, dia 24.

Palavras chaves: SAÚDE