Assistência Social e Direitos Humanos

03/07/2015

Guia Social do município é relançado no Espaço Z

Nova edição foi aperfeiçoada e inclui entidades que prestam serviços assistenciais

Guia Social do município é relançado no Espaço Z

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, lançou na manhã desta sexta-feira, dia 3 de julho, no Espaço Z, a segunda edição do Guia Social de Resende. O evento contou com as presenças do secretário da pasta, Alfredo de Oliveira, da deputada estadual e primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan, e da coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Letícia Lima.

- O guia, com 60 páginas, cujo projeto gráfico e arte foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social, traz a relação de todos os órgãos governamentais e não governamentais e as entidades que prestam assistência social à população no município - explicou o secretário, salientando que o guia será colocado à disposição da população em todos os setores da secretaria, incluindo os CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).

Alfredo de Oliveira destacou que para esta edição o guia foi revisado e aperfeiçoado para atingir seu objetivo, que é mostrar para a população todos os serviços ao seu alcance.

- Além disso, ele está mais bonito e traz novas informações, como a inclusão das organizações de controle social, que são os conselhos municipais existentes no município, e atualização de endereços e telefones de cada órgão e entidade - frisou.

A deputada Ana Paula Rechuan lembrou que o Guia Social nasceu do trabalho iniciado através do programa Prefeito Amigo da Criança, do qual ela esteve à frente.

- Me incomodava muito o fato de Resende não conseguir aumentar o número de beneficiários do Bolsa Família e eu coloquei essa minha preocupação ao secretário, que junto com sua equipe iniciou o trabalho de Busca Ativa, o que permitiu aumentar consideravelmente o número de famílias incluídas no Cadastro Único da Assistência Social e levou a cidade a reduzir seu índice de pobreza para 1,6%, conforme matéria do jornal O Globo - disse.

Segundo a deputada, quando o Prefeito Amigo da Criança foi iniciado, as entidades que prestam assistência social em Resende não conheciam o trabalho realizado nessa área pelo poder público, assim como os órgãos governamentais também não conheciam o trabalho dessas entidades. Ela explica que “foi daí que nasceu a ideia de reunir tudo isso num guia”.

A coordenadora estadual do Bolsa Família, Letícia Lima, elogiou o trabalho que é realizado pela Assistência Social do município e destacou que a experiência da Busca Ativa de Resende é única no Estado. Ela também lembrou que, por este motivo, a cidade é a única finalista do estado no Prêmio Rosani Cunha, concedido pelo Governo Federal às melhores práticas de Busca Ativa.

- O Estado admira o trabalho realizado em Resende e quer levá-lo como experiência em todo o Rio de Janeiro - informou Letícia, que proferiu a palestra Intersetorialidade na Busca Ativa de Famílias Perfil Cadastro Único/Bolsa Família.

Palavras chaves: REDE AMIGA