15/05/2012
Guardas municipais são capacitados para atuar no meio ambiente
Treinamento é uma exigência para repasses do ICMS Ecológico
Crédito: Arquivo - ACOM/PMR
A Prefeitura está capacitando 18 guardas municipais para atuar no Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Resende, além de fiscais e técnicos da AMAR (Agência Ambiental do Município de Resende). O curso, cujas primeiras etapas aconteceram nos dias 5 e 12 de maio, terá mais uma aula no próximo dia 26. A capacitação está sendo realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, no Centro, de 10h às 17h.
O treinamento é uma parceria da Prefeitura com a PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e aborda, entre outros, os seguintes temas: Introdução ao Direito Ambiental Brasileiro, Questões Ambientais, e Ecologia e Educação Ambiental. Todos os professores são mestres e doutores da PUC-RJ.
Segundo a coordenadora do projeto, a analista ambiental da AMAR Adriana Santos, a capacitação dos guardas municipais é uma exigência para o repasse do Governo do Estado de recursos referentes ao ICMS Ecológico. Neste ano, Resende deve receber cerca de R$ 4 milhões referentes a este imposto.
- A Prefeitura está investindo cada vez mais na preservação ambiental para que, consequentemente, possa contar com maior repasse do imposto. Além da capacitação, o objetivo é ampliar também o grupo de guardas municipais para atuar no meio ambiente em todo o município - afirma a coordenadora.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE