03/09/2010

Decreto estabelece ponto facultativo na segunda-feira, dia 06

Guarda Municipal terá esquema especial de serviço para o feriado prolongado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Devido ao feriado de 07 de setembro na próxima terça-feira, o prefeito José Rechuan (DEM) decretou ponto facultativo nas repartições municipais nesta segunda-feira, dia 06. Com isso, o atendimento normal ao público encerra-se às 17 horas de hoje, e será retomado às 8 horas da próxima quarta-feira, 08.

O decreto do prefeito, no entanto, estabelece que os serviços considerados essenciais vão funcionar durante este período sob o regime de prontidão.

A Guarda Municipal, por exemplo, terá 20 agentes trabalhando diariamente entre a noite de hoje e a manhã de quarta-feira. Apenas os funcionários da área burocrática da corporação não vão trabalhar no feriado prolongado. Os guardas de plantão ficarão responsáveis pela vigilância das repartições municipais, o controle do trânsito e o policiamento da Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, onde se localiza o grupamento florestal da Guarda de Resende.

Na área da saúde, os módulos do Programa Saúde da Família estarão fechados, mas o atendimento dos casos de urgência será feito normalmente pelo Hospital de Emergência. Veículos da Central de Ambulâncias estarão de prontidão para atender eventuais situações de emergência. As chamadas para o serviço poderão ser feitas pelo telefone 3354-0166.

Com relação às escolas e às creches, a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, informou que estas unidades também vão estar de recesso nesta segunda-feira. Segundo ela, a medida segue à decisão das redes estadual e particular de ensino, que também estarão fechadas nesta data.

A secretária explicou que pelotões de alunos das escolas municipais, acompanhados por profissionais de ensino, participarão do desfile de 07 de setembro. Já no desfile de 29 de setembro, quando Resende vai comemorar 209 anos, haverá a participação de crianças matriculadas em creches do Município.

O recolhimento de lixo domiciliar será realizado sem interrupção no período prolongado, assim como o sistema de abastecimento de água potável e a rede de esgoto. No caso da área de saneamento básico, a responsabilidade do serviço é da empresa Águas das Agulhas Negras, concessionária dos serviços em Resende.

Funcionários da Secretaria Municipal de Obras estarão ainda de prontidão para atuar em possíveis casos de emergências nas estradas rurais do Município.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – O desfile de 07 de setembro acontece nesta terça-feira, a partir de 9 horas, na Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), e contará com as presenças do prefeito José Rechuan e da secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro.

A expectativa é de que o desfile tenha a participação de 3.500 pessoas, entre estudantes da rede pública; militares da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras); agentes da PM, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

O roteiro prevê ainda o desfile de pelotões do Lions Clube; do grupo de escoteiros da cidade; das fanfarras do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), das escolas Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e Júlio Verner (Vila Vicentina), da Sociedade Pestalozzi de Resende, da banda da AMAN e da Corporação Musical Visconde de Mauá.

Palavras chaves: FERIADO PROLONGADO