16/09/2010

Guarda Municipal recebe três veículos zero quilômetro

Desde o ano passado, corporação já ganhou também outros equipamentos

Guarda Municipal recebe três veículos zero quilômetro

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Guarda Municipal recebe, até o próximo dia 24, três novas viaturas zero quilômetro adquiridas com recursos próprios da Prefeitura junto à Concessionária CIAC Automóveis - vencedora do processo licitatório para a aquisição dos veículos – ao custo de R$ 30 mil cada uma.

Segundo o comandante da corporação, Ismar Costa da Silva, há sete anos a Guarda não renova sua frota, composta atualmente de oito viaturas, sendo que quatro encontram-se na oficina municipal para reparos e as outras quatro são utilizadas nos serviços de patrulhamento ambiental, vigilância do trânsito e rondas pelas repartições públicas.

- Estas novas viaturas vêm como solução ao trabalho da Guarda Municipal, proporcionando ao efetivo melhores condições para a realização do trabalho de rondas e patrulhamento. A administração do prefeito José Rechuan tem investido na melhoria constante da nossa corporação, tanto na parte de estrutura física, quanto em nosso patrimônio humano, com a capacitação permanente dos guardas – explicou o comandante, salientando que, nos últimos meses, a corporação recebeu 18 computadores novos, além de novos mobiliários e um equipamento data show para uso em palestras e treinamentos do efetivo.

A Guarda Municipal de Resende conta atualmente com um efetivo de 145 guardas e ainda 150 vigias que atuam na segurança do patrimônio público.

Este efetivo, segundo Ismar, já participou em 2010 de aproximadamente dez cursos de capacitação, melhorando dessa maneira os serviços prestados ao cidadão, entre eles o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, promovido em julho, através do Ministério da Justiça.

Atualmente, 40 guardas participam de uma capacitação em “Prevenção ao Uso de Drogas”, cuja realização é da Prefeitura e do Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

- Estes agentes estão sendo qualificados para realizar o atendimento inicial a um dependente químico, encaminhando-os aos órgãos municipais ou entidades responsáveis pela prevenção e pelo tratamento do usuário – salientou o comandante, informando ainda que os guardas participaram, no mês de maio, de uma capacitação para o sistema de vigilância da cidade com câmeras de segurança, que estão sendo instaladas na cidade. Os equipamentos vão ser operados por dez agentes.
Palavras chaves: VALORIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO