17/06/2010

Guarda Municipal participa de curso promovido pelo Ministério da Justiça

Prefeitura reafirma proposta de aproximar cada vez mais a corporação do cidadão

Guarda Municipal participa de curso promovido pelo Ministério da Justiça

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

Dentro da proposta de promover a capacitação permanente do funcionalismo público, melhorando dessa maneira os serviços prestados ao cidadão, a Guarda Municipal participou semana passada, na UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. O curso foi promovido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Segurança e a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que é subordinada ao Ministério da Justiça. A iniciativa teve como objetivo destacar a importância do policiamento comunitário no sistema de segurança pública. O município de Resende foi representado pelo comandante da Guarda Municipal, Ismar da Silva. A capacitação contou ainda com a participação de guardas municipais de outras prefeituras, policiais militares, agentes da Polícia Civil e soldados do Corpo de Bombeiros, entre outros servidores públicos da capital e do interior fluminenses. Para o superintendente de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos – Ed Murph, a participação de Resende no curso “reforçou a proposta da administração municipal em transformar a Guarda Municipal numa guarda cidadã”. Já o comandante Ismar da Silva, disse que o aprendizado transmitido durante o curso será repassado aos demais agentes da corporação, “melhorando com isso a eficiência dos guardas, principalmente no cumprimento das atribuições constitucionais da corporação, que são a vigilância dos prédios públicos e o controle do trânsito”. As próximas etapas do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e Araruama (Região dos Lagos).
Palavras chaves: SEGURANÇA COMUNITÁRIA