28/10/2009

Guarda Municipal e PM realizam blitz contra bebidas alcoólicas

Operação deste sábado visa o cumprimento da "Lei Seca"

Guarda Municipal e PM realizam blitz contra bebidas alcoólicas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Guarda Municipal e a Polícia Militar realizam, na noite deste sábado, dia 31, em Resende, uma operação de fiscalização que visa aplicar as penalidades estabelecidas pela legislação atual de combate ao consumo de bebidas alcoólicas por motoristas que estiverem ao volante. A legislação é conhecida como Lei Seca. A decisão de realizar a fiscalização foi tomada na tarde de ontem, terça-feira, dia 27, durante a reunião mensal do GGIOP (Gabinete Gestão Integrada de Ordem Pública), que aconteceu na sede da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no Bairro Jardim Jalisco. O encontro do GGIOP – segmento do Plano Municipal de Ordem Público integrado por representantes do Poder Público e entidades organizadas da sociedade, cuja atribuição é debater propostas na área de segurança – contou com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) - segundo da direita para a esquerda; do diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos – Ed Murph; e do comandante do Batalhão da Polícia Militar de Resende, coronel Lima Castro, além dos representantes da Delegacia Legal de Polícia do Município e do comando da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), inspetor Nelson Scopacasa Junior e major Rogério Marques, respectivamente. – Nosso objetivo não é somente fazer cumprir a Lei Seca, mas principalmente salvar vidas, porque sabemos que o motorista alcoolizado está colocando a sua vida em risco, e a vida de outras pessoas também. Por isso, a Prefeitura vai participar permanentemente de ações desta natureza, dentro das normas constitucionais, visando reduzir os riscos de acidentes – salientou o prefeito de Resende. Já o Coronel Lima Castro explicou que “a operação começará a partir das 21 horas e deverá se estender até a madrugada, sempre nas proximidades de bares, restaurantes e boates”. Lima Castro disse ainda que “esta será a primeira de uma série de ações conjuntas planejadas pela Polícia Militar visando o cumprimento da Lei Seca em Resende”. Os motoristas abordados pela fiscalização deverão fazer o teste do bafômetro, conforme previsto na Lei 11.715 (Lei Seca), sancionada em junho do ano passado. Aqueles que estiverem dirigindo com teor a partir de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue terão suas carteiras de motoristas suspensas por um ano e pagarão multa no valor de R$ 957,00. No caso dos motoristas flagrados com teor alcoólico a partir de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, a pena varia de seis meses a três anos de prisão, afiançáveis por valores entre R$ 300,00 e R$ 1.200,00.
Palavras chaves: PREVENÇÃO