Guarda Civil Municipal

04/04/2016

Guarda Aprendiz participará das campanhas educativas de trânsito

Campanhas de abril começam nesta quinta alertando sobre vagas para deficientes

Guarda Aprendiz participará das campanhas educativas de trânsito

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Divisão de Educação para o Trânsito (DET), da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quarta-feira, dia 6, uma capacitação para o projeto Guarda Aprendiz, promovido pela Guarda Municipal em parceria com o Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Confiar). Ela acontece a partir das 14h30, na sede do batalhão da Guarda, no bairro Liberdade.

A ideia é capacitar os 72 adolescentes do projeto para que possam auxiliar a equipe da DET nas campanhas educativas no trânsito. Dentro do projeto eles já contam com defesa pessoal, educação física, ordem unida, português, turismo, meio ambiente, religião, cotidiano, prevenção e civismo. Os encontros acontecem às segundas e quintas-feiras, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30, contraturno das aulas dos participantes.

A ideia é que os Guardas Aprendizes comecem a atuar com a equipe da DET em maio, mas nesta quinta-feira, dia 7, começam as campanhas de trânsito de abril. A primeira é para sensibilizar os motoristas quanto ao direito de vagas que são demarcadas para pessoas deficientes. A equipe fará a abordagem na Avenida Castelo Branco, na altura da Casa & Vídeo, no Campos Elíseos, das 15h30 às 16h30.

Serão distribuídos materiais informativos com o tema “Ir e vir: direitos de todos, em todos os lugares”, com informações sobre como as pessoas devem lidar com cadeirantes, pessoas com muletas, deficientes visuais, auditivos, mentais e com paralisia cerebral, entre outras.

Já no dia 12 de abril acontece a campanha educativa para motociclistas, das 15 às 16 horas, na Morada da Colina, na altura da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). A equipe da DET distribuirá aos condutores folhetos informativos com o tema “Aproveite sua liberdade com segurança!”.

Os motociclistas serão orientados quanto ao cumprimento das regras de segurança no trânsito. Dentre elas estão o uso de capacete aprovado pelo Inmetro e demais itens de segurança, a manutenção periódica das motocicletas, orientando-os a checarem regularmente o sistema de freios, calibragem dos pneus, funcionamento de farol, setas, lanternas e luz de freio.

Todas as campanhas têm o apoio da Guarda Municipal.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO