23/04/2009

Campanha começa neste sábado e vai até o próximo dia 08 de maio

Gripe: quase 14 mil idosos deverão ser vacinados em Resende

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Com o lema “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, será lançada neste sábado, no Município, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que acontecerá de 25 de abril a 08 de maio. Em Resende, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida espera imunizar contra a gripe 13.440 idosos com mais de 60 anos de idade.

Segundo a diretora de vigilância em saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, a vacinação é um dos meios de prevenção da gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição de internações hospitalares, da mortalidade e dos gastos com medicamentos para tratamentos de infecções secundárias. Este ano, os idosos também receberão a vacina contra o tétano e a difteria.

Os idosos residentes na cidade poderão receber a vacina em um dos 26 postos de saúde do município, que estarão abertos de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Além dessas unidades, um posto volante da Secretaria vai percorrer a área rural para vacinar os idosos que moram nesta região do município.

A diretora lembrou ainda que os quatro hospitais da cidade e a Santa Casa vacinarão os idosos que estiverem internados – os idosos do Asilo Nicolino Gulhot também serão imunizados. Já os idosos que estiverem acamados receberão a visita dos agentes da Prefeitura em suas casas – neste caso, os familiares deverão inicialmente informar a situação no posto de saúde mais próximo.

Lúcia Albuquerque lembra que a vacina só é contra indicada para portadores de imuno deficiência ou com câncer maligno, e em pessoas que apresentaram alergia em doses anteriores. A contra indicação também existe no caso das pessoas com suspeita de doença infecciosa. A campanha de vacinação do idoso contra a gripe vem ocorrendo desde 1999 e destina-se também aos que já foram imunizados em anos anteriores, já que a vacina requer uma dose anual.

Palavras chaves: SAÚDE