07/12/2010
Governo Federal aprova mais cinco postos de saúde para Resende
Obras foram reivindicadas pela Prefeitura ao Ministério da Saúde
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
O Governo Federal acaba de aprovar cinco projetos da Prefeitura de Resende para a ampliação do Programa Saúde da Família em Resende, o que significa a liberação de aproximadamente R$ 3, 5 milhões destinados à construção de mais unidades do programa no Município.
A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 07, pelo prefeito José Rechuan (DEM).
Segundo a proposta encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde, os recursos vão ser aplicados na construção de unidades nos bairros Cidade Alegria (foto), conjunto habitacional Vila Isabel, Morada do Contorno e Vila Julieta, totalizando quase seis mil famílias atendidas. A construção de um quinto módulo também está prevista neste pacote de obras. Este posto provavelmente vai se localizar no Bairro Cabral.
A aprovação dos projetos apresentados pela Prefeitura ao Governo Federal mereceu na semana passada um cumprimento do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, manifestado através de uma carta ao prefeito José Rechuan.
No ofício, Temporão salientou que a construção de mais cinco unidades do Programa Saúde da Família “ajudará ainda mais no avanço da qualidade da Atenção Primária à Saúde, gerando uma conseqüente melhora no Sistema Único de Saúde”.
Com a construção dos novos módulos, a Prefeitura espera alcançar 70 por cento da população de Resende contemplados pelo atendimento médico oferecido pelo programa – atualmente, este percentual é de 47 por cento.
Pelo projeto da Secretaria Municipal de Saúde, o módulo a ser construído na Cidade Alegria atenderá duas mil famílias, enquanto a unidade da Vila Julieta vai beneficiar 2.200 famílias. Já o posto planejado para o Vila Isabel será o responsável pelo atendimento de 700 famílias, entre moradores do bairro e do conjunto habitacional Toyota, que se localiza próximo à comunidade.
O mesmo número de famílias – 700 – será acompanhado pelo módulo do Morada Contorno, cuja assistência médica vai abranger também os bairros Jardim Aliança, Morada da Montanha e Mirante da Serra.
Com a provável localização do quinto módulo no Bairro Cabral, esta comunidade passaria a ter duas unidades do Saúde da Família. Hoje, o módulo existente no bairro abriga duas equipes de atendimento do programa, sendo que uma delas passaria a atuar no novo posto. Cinco mil moradores são atendidos pelo programa no bairro.
Palavras chaves: MAIS RECURSOS