Assistência Social e Direitos Humanos

Programa complementa benefício do Bolsa Família com valores de R$ 30 a R$ 300

Governo do estado lança Programa Renda Melhor em Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O governador Sérgio Cabral e o prefeito José Rechuan lançaram nesta terça-feira, dia 16 de julho, diante de um público de mais de 500 pessoas, o Programa Estadual Renda Melhor e Renda Melhor Jovem. O evento, realizado no CIEP 159 - Prof. Irani de Oliveira Dias, na Avenida Coronel Mendes, no bairro Santa Isabel - contou com as presenças do secretário de Estado de Assistência Social, Zaqueu Teixeira; do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), deputado Paulo Mello, entre outras autoridades.

- Nesses últimos anos, Rechuan tem feito um trabalho extraordinário na cidade. Sei que aqui, cada centavo é aplicado corretamente e as pessoas melhoram de vida. O que estamos fazendo aqui hoje é dizer que as pessoas menos favorecidas terão mais dinheiro, e que o comércio também vai ganhar com isso, pois elas irão consumir no comércio da cidade - destacou o governador, garantindo que continuará investindo em Resende, realizando obras como a Estrada Parque (Capelinha/Visconde de Mauá), atraindo empresas como a Nissan e implementando programas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Rechuan comemorou a implantação em Resende do Programa Renda Melhor, que faz parte da estratégia do Rio Sem Miséria e irá atender a 1.437 famílias beneficiárias do Bolsa Família com renda familiar per capita de até R$ 100, complementando o benefício com valores que variam entre R$ 30 a R$ 300.

- O que estamos conseguindo fazer aqui hoje é distribuir a riqueza para aqueles que mais precisam. Modificamos o pensamento de que só chegava riqueza à cidade com a chegada de uma nova empresa, quando Resende recebeu o Restaurante Popular, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além da Nissan. A união entre governos municipal, estadual e federal mudou a maneira de se fazer política, e o resultado está chegando àqueles que mais necessitam - comemorou o prefeito.

A partir desta quinta-feira, dia 18, as famílias já começam a receber o complemento do Bolsa Família. Já o Renda Melhor Jovem atenderá 218 jovens matriculados no Ensino Médio, com bom desempenho escolar, e também com família inscrita no CadÚnico.

O secretário Zaqueu Teixeira explicou que o programa é uma poupança anual para estimular aqueles que têm interesse em concluir o Ensino Médio e ainda fazer um curso técnico. Os jovens receberão o benefício ao ser aprovado no fim de cada ano letivo, da seguinte forma: ao concluir a 1ª série, recebe R$ 700; ao concluir a 2ª série, recebe R$ 900; e a 3ª série, recebe R$ 1 mil. Caso curse Ensino Profissionalizante, em quatro anos, ao final do último ano, o estudante receberá ainda R$ 1,2 mil. Com a conclusão do Ensino Médio, o beneficiado poderá receber ainda mais R$ 500 adicionais, caso apresente bom desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

- O Estado está dando todo o apoio para aqueles jovens que querem estudar e com isso melhorar sua perspectiva de vida. No futuro, esses jovens podem não precisar mais do Bolsa Família. Temos certeza que o governo tomou uma decisão política acertada - avaliou o secretário de Estado.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL