10/06/2011

Governo do Estado destaca trabalho da Prefeitura pela Baixada da Olaria

Cerimônia marca entrega de prêmio para posto de saúde

Governo do Estado destaca trabalho da Prefeitura pela Baixada da Olaria

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A coordenadora do PAISMCA (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente), da Secretaria Estadual de Saúde, Gisele Pacheco, entregou nesta quinta-feira, dia 09 de junho, ao módulo do Programa de Saúde da Família da Baixada da Olaria o certificado de Unidade Amiga da Amamentação, o primeiro a ser conquistado pela Prefeitura com a implantação da IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação). Participaram da cerimônia o prefeito José Rechuan (DEM), que estava acompanhado da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; os secretários municipais Daniel Brito (Saúde), Renato Viegas (Fazenda) e Marcial Correa (Serviços Públicos); o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos; a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno; a presidente da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende), Theodora Cerqueira; e o presidente do Conselho de Pastores, pastor João Alfredo Gonçalves Gonçalves Dias. A diretora de Atenção Básica, Ana Paula Bueno, agradeceu a toda a equipe de funcionários da unidade pelo empenho na implantação da IUBAAM e à equipe da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição ) da Secretaria de Saúde, além das mães e gestantes que aderiram ao programa de amamentação. Segundo ela, “a participação de todos foi fundamental para a conquista deste título”. Gisele Peixoto (à direita do prefeito José Rechuan na foto), representante da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, contou que esteve na unidade da Baixada da Olaria há um mês participando da avaliação realizada para verificar se o posto estava apto a receber o certificado. Durante esta vistoria, ela diz ter constatado “o quanto a equipe estava envolvida não só na amamentação, mas em projeto de melhoria da saúde de toda a comunidade”. - A equipe merece, e a comunidade também, porque respondeu às perguntas do questionário, deixando claro que recebe todo o apoio do posto para a amamentação. Espero voltar a Resende várias vezes para trazer mais certificados de IUBAAM a outras unidades - destacou. Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, a certificação representa mais uma conquista do trabalho da Prefeitura pela melhoria do atendimento na área da saúde pública em Resende. Ele salientou que, no ano passado, o Município conseguiu baixar em quase mil o número de internações hospitalares, devido aos investimentos na atenção básica, que atua na prevenção. Já o prefeito José Rechuan disse que “o papel do poder público não é só construir creches, quadras, asfaltar ruas, mas também desenvolver ações que tenham influência direta no bem-estar das pessoas”. - De nada valeria todos os investimentos que realizamos na Baixada da Olaria se não pudéssemos abraçar a comunidade, começando pelas crianças que são o futuro de nossa cidade. É a relação humana que coroa toda a estrutura física e estas crianças irão crescer muito mais saudáveis sendo amamentadas por suas mães - disse, citando que Resende também conseguiu reduzir em 60 por cento os óbitos em crianças graças a atuação na saúde preventiva. Ao final da solenidade, o pastor João Alfredo foi convidado a fazer uma oração e a ministrar a benção do posto da Baixada da Olaria. Ele elogiou a iniciativa e destacou que “Deus tem levantado uma geração de políticos preocupados em abençoar outras vidas”.
Palavras chaves: TRABALHO RECONHECIDO